Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35134
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCAMARGO, Ana Paula Morguetti-
dc.contributor.authorSOARES, Flávia de Souza Ribeiro-
dc.contributor.authorFERREIRA, Joelma Soares-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Laís Rúbia-
dc.contributor.authorROSSETO, Luciane da Cruz-
dc.contributor.authorFERDIM, Maria Vitória Claudino-
dc.contributor.authorSANTOS, Susana Aparecida Guilherme-
dc.contributor.otherPICHININ, Lígia de Souza-
dc.contributor.otherOLIVEIRA, Elenir Aparecida de-
dc.date.accessioned2025-08-23T15:30:33Z-
dc.date.available2025-08-23T15:30:33Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.citationSOARES, Flávia de Souza Ribeiro; FERREIRA, Joelma Soares; MENDONÇA, Laís Rúbia; ROSSETO, Luciane da Cruz; FERDIM, Maria Vitória Claudino; SANTOS, Susana Aparecida Guilherme. Autismo e suas manifestações: Compreendendo os níveis I, II e III na humanização do atendimento na saúde do TEA, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso.(Curso Técnico em Enfermagem) - Etec Orlando Quagliato, Santa Cruz do Rio Pardo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35134-
dc.description.abstractEste trabalho teve como finalidade compreender as manifestações do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos níveis 1, 2 e 3, com foco na humanização do atendimento em saúde. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório, utilizou revisão bibliográfica, aplicação de questionários e entrevistas com profissionais da APAE para analisar o conhecimento sobre o TEA e a aplicação da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). Os resultados revelaram carência de preparo dos profissionais e desconhecimento da população sobre os níveis do espectro, além de destacar o papel central da equipe multiprofissional no acolhimento e adaptação das práticas assistenciais. Constatou-se que o uso da CAA contribui significativamente para a inclusão e autonomia de pacientes com TEA, embora ainda enfrente desafios como resistência familiar e falta de capacitação técnica. Concluiu-se que a humanização no atendimento exige escuta ativa, empatia, capacitação contínua e políticas públicas efetivas, sendo imprescindível para um cuidado integral e respeitoso às singularidades de cada indivíduo autista. Palavras-chave: Autismo. CAA. Humanização.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to understand the manifestations of Autism Spectrum Disorder (ASD) at levels 1, 2, and 3, with a focus on humanizing health care. The research, of a qualitative and exploratory nature, used a bibliographic review, application of questionnaires, and interviews with professionals from APAE to analyze knowledge about ASD and the application of Augmentative and Alternative Communication (AAC). The results revealed a lack of training among professionals and a lack of knowledge among the population about the levels of the spectrum, in addition to highlighting the central role of the multidisciplinary team in welcoming and adapting care practices. It was found that the use of AAC contributes significantly to the inclusion and autonomy of patients with ASD, although it still faces challenges such as family resistance and lack of technical training. It was concluded that humanizing care requires active listening, empathy, continuous training, and effective public policies, being essential for comprehensive care that respects the singularities of each autistic individual. Keywords: Autism. CAA. Humanization.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Enfermagempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher084pt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleAutismo e suas manifestações: compreendendo os níveis I, II e III na humanização do atendimento na saúde do TEApt_BR
dc.title.alternativeAutism and its manifestations: understanding levels I, II and III in the humanization of ASD health carept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.