Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35124
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLOPES, Tatiana Schmitz de Almeida-
dc.contributor.advisorDELFINO, Maria Claudia Nunes-
dc.contributor.authorARAÚJO, Júlia Souza de-
dc.contributor.authorMORAES FILHO, Mauro Lapetina de-
dc.contributor.otherLOPES, Tatiana Schmitz de Almeida-
dc.contributor.otherFRANÇA, Savio Mendes-
dc.contributor.otherANJOS, Diana Marques dos-
dc.date.accessioned2025-08-22T19:44:07Z-
dc.date.available2025-08-22T19:44:07Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.citationARAÚJO, Júlia Souza de; MORAES FILHO, Mauro Lapetina de. Estudo comparativo sobre os processos de desembaraço de exportação marítima de cargas containerizadas nos Estados Unidos da América e no Brasil, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Praia Grande, Praia Grande, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35124-
dc.description.abstractO comércio exterior é essencial para o crescimento econômico, especialmente no modal marítimo, que lidera o volume de transações internacionais. Para otimizar esse setor, são necessárias melhorias na infraestrutura portuária, tecnologias de rastreamento, capacitação profissional e simplificação burocrática. Esta pesquisa busca analisar a burocracia na declaração de carga na exportação marítima do Brasil, comparando-a com a dos Estados Unidos que são uma potência em exportação marítima no continente americano. O sistema americano inclui ferramentas avançadas de controle e rastreamento, como o Automated Export System (AES. O estudo tem como objetivo avaliar esse sistema para ajudar o Brasil a desenvolver e melhorar suas próprias tecnologias e otimizar a logística de exportação. A metodologia do trabalho envolve a obtenção de dados e informações diretamente de portais governamentais oficiais. Os resultados mostram a maior maleabilidade e opções de declarações disponibilizados pelo governo americano com relação ao brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Foreign trade is essential for economic growth, especially in the maritime sector, which leads to international transaction volume. To optimize this sector, improvements are necessary in port infrastructure, tracking technologies, professional training, and simplification of bureaucratic processes. This research seeks to analyze the bureaucracy involved in cargo declaration for Brazil's maritime exports, comparing it with that of the United States, a maritime export powerhouse in the Americas. The U.S. system includes advanced control and tracking tools, such as the Automated Export System (AES); this study aims to evaluate this system to help Brazil develop and enhance its own technologies and optimize export logistics. The methodology of this study involves gathering data and information directly from official government portals. Preliminary results indicate greater flexibility and more declaration options provided by the U.S. government compared to the Brazilian system.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher129pt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEstudo comparativo sobre os processos de desembaraço de exportação marítima de cargas containerizadas nos Estados Unidos da América e no Brasil.pt_BR
dc.title.alternativeComparative study on the maritime export clearance processes for containerized cargo in the United States of America and Brazil.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
comex_2024_2_juliaaraujo_estudocomparativo.pdf
  Restricted Access
2.31 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.