Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/351
Title: Reciclagem: estudo de caso em motéis situados na região de Campinas / SP
Other Titles: Recycling: a case study in motels located in Campinas / SP
Authors: GERALDO, Maria Cláudia
Advisor: VENTURA, Acácia de Fátima
type of document: Artigo científico
Keywords: Reciclagem;Proteção ambiental
Issue Date: 20-May-2016
Publisher: 004
Citation: GERALDO, Maria Claudia. Reciclagem: estudo de caso em motéis situados na região de Campinas / SP, 2016. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016. Trabalho apresentado no VII Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - FatecLog, Americana, 2016
Abstract: O ramo moteleiro trabalha com a locação de um espaço por um tempo determinado, procurando atender e satisfazer seus clientes. O espaço varia de acordo com o preço que o cliente esta disposto a pagar, porém, basicamente, são quartos com banheiro. O estudo a seguir foi feito em um motel na região metropolitana de Campinas onde todos os quartos possuem frigobar, gerando consumo por parte dos clientes,este consumo é composto pelos produtos encontrados nos quartos, produtos trazidos pelos clientes, e pedidos realizados na cozinha. Todo este consumo gera bastante lixo que em sua maior parte são de materiais reciclável, assim como as diversas embalagens de alimentos usados na cozinha e embalagens descartáveis de produtos de limpeza. O estudo a seguir vai mostrar como este material que vem sendo descartado como lixo comum pode deixar de ser um desperdício que causa impacto ambiental e deixa de gerar renda para a empresa. O objetivo desse artigo é mostrar que com um projeto simples e com custo quase zero, é totalmente possível a separação destes materiais, que alem de contribuir para a sociedade como um todo no conservação ambiental, traz o benefícios de gerar renda para a empresa, e pode se tornar modelo nessa área para os outros motéis da região.
Description: Artigo apresentado no VII FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 7, 20 a 21 de maio de 2016. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Logística)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/351
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20161S_GERALDOMariaClaudia_CD2671.pdf349.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.