Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35065
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMELO JÚNIOR, Tadeu Artur de-
dc.contributor.authorROSA, Carlos Augusto de Melo-
dc.date.accessioned2025-08-21T17:46:01Z-
dc.date.available2025-08-21T17:46:01Z-
dc.date.issued2015-05-29-
dc.identifier.citationROSA, Carlos Augusto de Melo. Estratégias competitivas para enfrentar a sazonalidade na indústria de calçados de Franca-SP, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35065-
dc.description.abstractA indústria calçadista é de grande relevância para o desenvolvimento de arranjos locais e comércio em vários municípios brasileiros. Os períodos sazonais na indústria de calçados de Franca, cujo setor é muito importante para a economia do Brasil, são, ao longo dos anos, um dos principais fatores na perda de produtividade do setor, sendo assim, nesta pesquisa será possível entender o que provoca parte da sazonalidade nas indústrias. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar a evolução da produção e consumo do mercado calçadista masculino de couro na região de Franca-SP, investigando os principais fatores influentes. Em especial, será analisada a influência dos períodos sazonais, para propor estratégias de gestão de negócios, permitindo que esse segmento atue de forma competitiva. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com dados secundários para a aplicação de uma análise por meio de abordagem qualitativa. Para que se encontre uma resposta, este estudo apresentou um levantamento teórico sobre as ferramentas estratégicas para as sazonalidades. Assim, foram sugeridas algumas ações direcionadas, para que se elimine ou reduza a baixa de vendas nestes períodos, por meio de estudos teóricos juntamente com diretrizes de gestão eficiente e da própria atitude da indústria, como foco em mercados diferenciados, segmentação de produtos e serviços, pesquisar e conhecer seu público alvo e buscar a regionalização de produtos. Levando-se em consideração o atual momento econômico e o sistema globalizado, o presente estudo é de grande relevância para esse segmento.pt_BR
dc.description.abstractThe footwear industry is of great importance for the development of local arrangements and trade in various Brazilian cities. Seasonal periods in Franca's footwear industry, whose industry is very important for Brazil's economy, are, over the years, a major factor in the productive section loss, so with this research will be possible to understand what causes part of seasonality in the industries. Therefore, this research aims to analyze the evolution of the production and consumption of leather men's footwear market in Franca-SP region, investigating the main influential factors. In particular, the influence of seasonal periods will be analyzed, to propose business strategies, allowing this segment to act competitively. Therefore, we used exploratory bibliographical survey of secondary data for the application of an analysis by means of qualitative approach. To determinate an answer, this study presented a theoretical survey of the strategic tools for seasonality. Thus, we suggested some targeted actions, in order to eliminate or reduce the low sales in these periods, through theoretical studies along with efficient management guidelines and the industry itself attitude, such as focus on different markets, product segmentation and services, research and knowledge of its target customer and get the regionalization of products. Taking into consideration the current economic situation and the global system, this study is of great importance for this segment.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.subjectAdministração Industrialpt_BR
dc.subjectProcessos industriaispt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleEstratégias competitivas para enfrentar a sazonalidade na indústria de calçados de Franca-SPpt_BR
dc.title.alternativeCompetitive strategies to face seasonality in the footwear industry of Franca-SPpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSA, Carlos Augusto de Melo.pdf
  Restricted Access
815.01 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.