Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35051
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCOLENCI NETO, Alfredo-
dc.contributor.authorLOPES, Carlos Augusto-
dc.contributor.otherANGELONI, Mauricio-
dc.contributor.otherQUILAMARTE, Alan-
dc.date.accessioned2025-08-21T13:03:34Z-
dc.date.available2025-08-21T13:03:34Z-
dc.date.issued2025-06-
dc.identifier.citationLopes, Carlos Augusto. A aplicação do Jogo Beer Game no curso de Gestão Empresarial, 2025. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Fatec São Carlos, São Carlos, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35051-
dc.description.abstractJogos empresariais foram a muito tempo descritos como uma ferramenta poderosa para o ensino e fixação de conhecimento tratado em sala de aula. Existem atualmente diversos jogos conhecidos e que são aplicados em diferentes cursos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas do conhecimento. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada que se iniciou com um levantamento bibliográfico sobre o tema jogos empresariais e que teve como objetivo a adaptação e aplicação do mundialmente conhecido Beer Game, desenvolvido no MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts voltado a fixação dos conteúdos tratados na disciplina de Sistemas Integrados de Gestão do curso superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. Mostra-se no artigo as lições aprendidas na preparação do jogo e os resultados dos participantes após a aplicação do jogo em ambiente de sala de aula com destaque para os benefícios que o mesmo trouxe no ensino da disciplina que se mostrou bastante satisfatório e que pode encorajar a aplicação em outras disciplinas.pt_BR
dc.description.abstractBusiness games have long been described as a powerful tool for teaching and retaining knowledge covered in the classroom. There are currently several well-known games that are used in different undergraduate and graduate courses in the most diverse areas of knowledge. This paper presents the results of an applied research that began with a bibliographical survey on the subject of business games and that aimed to adapt and apply the world-renowned Beer Game, developed at MIT - Massachusetts Institute of Technology, aimed at retaining the content covered in the Integrated Management Systems discipline of the undergraduate course in Business Management Technology. The article shows the lessons learned in the preparation of the game and the results of the participants after applying the game in the classroom environment, highlighting the benefits that it brought to teaching the discipline, which proved to be quite satisfactory and that can encourage its application in other disciplines.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher269pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectMetodologia de pesquisapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA aplicação do Jogo Beer Game no curso de gestão empresarialpt_BR
dc.title.alternativeThe application of the Beer Game in the business management coursept_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.typeBannerpt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File SizeFormat 
gestaoempresarial_2025_1_carlosaugustolopes_ aaplicacaodojogobeergame.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.