Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34941
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCINTRA, Fernanda do Nascimento-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Laís Alcadipani de-
dc.contributor.otherMORETTI, Nancy de Palma-
dc.contributor.otherSILVA, Sílvia Aparecida José e-
dc.date.accessioned2025-08-19T14:11:47Z-
dc.date.available2025-08-19T14:11:47Z-
dc.date.issued2025-06-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Laís Alcadipani de. Figurino e narrativa: a expressão do subjetivo na adaptação audiovisual da obra A Redoma de Vidro, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34941-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo explorar a relação entre figurino e narrativa na obra literária A Redoma de Vidro de Sylvia Plath, estudar outras obras com adaptação para séries e filmes com destaque para os figurinos apresentados e finalmente desenvolver croquis para uma possível adaptação audiovisual do romance em análise. Através do estudo dos figurinos das personagens principais do drama semiautobiográfico, este trabalho investiga como a moda pode expressar o contexto social, especialmente no que diz respeito à repressão feminina. A pesquisa foca na protagonista Esther Greenwood, analisando as descrições de seus figurinos e relacionando-os à estrutura social e ao desenvolvimento emocional da personagem. Além disso, a pesquisa examina como o figurino pode atuar como um meio de rendição ou resistência à opressão das personagens femininas, refletindo seus conflitos contra os papeis preestabelecidos pela sociedade. Ao longo do trabalho, serão também analisadas outras obras literárias que possuem adaptações audiovisuais com figurinos marcantes, ampliando a discussão sobre o papel do figurino na construção de personagens e de narrativa.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to explore the relationship between costume design and narrative in Sylvia Plath's literary work The Bell Jar, study other novels adapted into series and films with a focus on prominent costume design, and ultimately develop costume sketches for a potential audiovisual adaptation of the novel under analysis. Through an examination of the costumes worn by the main characters in this semiautobiographical drama, the research investigates how fashion can express social context, particularly about female repression. The study focuses on the protagonist, Esther Greenwood, analyzing the descriptions of her clothing and linking them to social structures and the character's emotional development. Furthermore, the research examines how costume design can function as a means of surrender or resistance to the oppression of female characters, reflecting their struggles against socially imposed roles. The work also analyzes other literary adaptations with remarkable costume design, broadening the discussion on the role of costume in character construction and narrative development.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Design de Modapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectFigurinopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectDesenho de modapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subject.otherProdução Cultural e Designpt_BR
dc.titleFigurino e narrativa: a expressão do subjetivo na adaptação audiovisual da obra A Redoma de Vidropt_BR
dc.title.alternativeCostume and narrative: the expression of the subjective in the audiovisual adaptation of the work The Bell Jarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20251S_Laís Alcadipani de Oliveira_OD2632.pdf5.94 MBAdobe PDFView/Open
TA - Laís Alcadipani De Oliveira_compressed.pdf
  Restricted Access
307.57 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.