Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34855
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTANA, Fábio de-
dc.contributor.authorBARROS, Keyla Pereira-
dc.contributor.authorINGLEZ, Gabriel Henrique Nóbrega-
dc.contributor.authorGOMEZ, Adriana Belinda Rondo-
dc.contributor.authorSILVA, Carolina Lira da-
dc.contributor.authorSOUZA, Alison Oliveira de-
dc.date.accessioned2025-08-15T12:12:59Z-
dc.date.available2025-08-15T12:12:59Z-
dc.date.issued2025-06-16-
dc.identifier.citationBARROS, Keyla Pereira; INGLEZ, Gabriel Henrique Nóbrega; GOMEZ, Adriana Belinda Rondo; SILVA, Carolina Lira da; SOUZA, Alison Oliveira de. Como práticas mais eficazes podem colaborar com a inclusão dos neurodivergentes nas empresas, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34855-
dc.description.abstractA inclusão no ambiente corporativo é um tema cada vez mais valorizado no cenário empresarial atual. Em especial, quando falamos das pessoas neurodivergentes, estamos nos referindo àquelas pessoas com condições como autismo, TDAH, dislexia e outras variações neurológicas. Apesar do conceito de neurodiversidade ser relativamente novo, as empresas estão começando a perceber os benefícios e a importância da inclusão de pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho. Este trabalho visa investigar como as empresas estão lidando com a inclusão de neurodivergentes no ambiente corporativo, destacando os desafios, oportunidades e benefícios associados a essa prática. A pesquisa explora a importância da diversidade cognitiva, analisando práticas de inclusão, políticas empresariais e o impacto na performance organizacional. O estudo inclui uma revisão de literatura para identificar boas práticas e desafios enfrentados na implementação de iniciativas inclusivas.pt_BR
dc.description.abstractInclusion in the corporate environment has become an increasingly valued topic within today's business context. Specifically, when referring to neurodivergent individuals, the term encompasses people with conditions such as autism, ADHD, dyslexia, and other neurological variations. Although the concept of neurodiversity remains relatively recent, companies are progressively acknowledging the benefits and significance of integrating neurodivergent individuals into the workforce. This study aims to explore how organizations are addressing the inclusion of neurodivergent individuals in the corporate environment, emphasizing the challenges, opportunities, and advantages associated with such practices. The research examines the importance of cognitive diversity by analyzing inclusion strategies, corporate policies, and the subsequent impact on organizational performance. Additionally, the study includes a literature review to identify best practices and challenges encountered in the implementation of inclusive initiatives.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher238pt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleComo práticas mais eficazes podem colaborar com a inclusão dos neurodivergentes nas empresaspt_BR
dc.title.alternativeHow more effective practices can contribute to the inclusion of neurodivergent people in companiespt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.