Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34792
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMARCHI, Larissa Favaro-
dc.contributor.authorSANTANA, Laura Eduarda Alves Romancini-
dc.date.accessioned2025-08-14T15:09:47Z-
dc.date.available2025-08-14T15:09:47Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.citationSANTANA, Laura Eduarda Alves Romancini. A influência do marketing farmacêutico no consumo de medicamentos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Farmácia) – ETEC Ângelo Cavalheiro, Centro Paula Souza, Serrana, SP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34792-
dc.description.abstractO mercado farmacêutico é um dos mais rentáveis globalmente, sempre em crescimento graças à inovação constante e à demanda crescente por tratamentos médicos. Dentro desse cenário, o marketing farmacêutico tem um papel essencial, pois influencia diretamente como as pessoas veem as questões de saúde e tomam decisões sobre o uso de medicamentos. Estratégias publicitárias, abordagens de vendas e as interações entre empresas farmacêuticas e profissionais de saúde impactam como os medicamentos são prescritos e consumidos, muitas vezes levando a um uso excessivo ou inadequado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou sobre os perigos da automedicação e do uso indiscriminado de medicamentos, especialmente com relação ao risco de resistência antimicrobiana e outros efeitos negativos à saúde. Diante disso, é fundamental entender como o marketing farmacêutico molda o comportamento dos consumidores, para que possamos adotar práticas que incentivem o uso responsável dos medicamentos. Este estudo se propõe a analisar as estratégias do marketing farmacêutico e os impactos que elas têm no consumo de medicamentos, tanto nas campanhas direcionadas ao público geral quanto nas voltadas aos profissionais de saúde, buscando identificar práticas que possam contribuir para o uso excessivo. A pesquisa, de abordagem quantitativa e observacional, usou um questionário online para entender como as propagandas de medicamentos afetam as escolhas de compra dos consumidores. Os resultados mostram que o marketing farmacêutico realmente tem um grande impacto no comportamento das pessoas e nas decisões dos médicos sobre prescrição. Embora ajude a aumentar o conhecimento sobre novos tratamentos, também contribui para uma demanda maior do que a necessária por determinados medicamentos, gerando preocupações com a automedicação irracional e até tendenciosa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Farmáciapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher214pt_BR
dc.subjectMarketing farmacêuticopt_BR
dc.subjectAutomedicaçãopt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleA influência do marketing farmacêutico no consumo de medicamentospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
farmacia_2025_1_lauraeduarda_influencadomarketingfarmaceutico.pdf
  Restricted Access
267.78 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.