Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34725
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Maiara Dias dos | - |
dc.contributor.advisor | SOUSA, Evelyn Moreira de | - |
dc.contributor.author | CRUZ, Rosangela de Jesus | - |
dc.contributor.author | MASCARENHAS, Lilian Barreira | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Selma Maria do | - |
dc.contributor.author | SILVA, Viviane Maria | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Daniela Ester da Silva Nery de. | - |
dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Rosangela de Jesus; MASCARENHAS, Lilian Barreira; NASCIMENTO, Selma Maria do; SILVA, Viviane Maria; SOUZA, Daniela Ester da Silva Nery de. Alimentação escolar: construção de hábitos alimentares saudáveis, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34725 | - |
dc.description.abstract | Uma boa alimentação está ligada ao sucesso no desempenho escolar, que irá refletir diretamente no estado nutricional e no processo de ensino e aprendizagem de criança e adolescente em idade escolar. Objetivos: Analisar o impacto das refeições escolares na rede pública de ensino e investigar a importância da alimentação saudável para a aprendizagem. O estudo adotou uma abordagem descritiva e qualitativa, os critérios dos artigos foram publicações no período de 2015 a 2022, coletados por meio de buscas em língua portuguesa, disponibilizados em revistas científicas ou plataformas confiáveis, como SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e sites do governo. Com foco na alimentação saudável, em alunos de escolas públicas da educação infantil ao ensino fundamental, em todo o território nacional. A pesquisa analisou também a oferta de alimentação na rede pública, as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), seu objetivo principal e responsabilidades. Cabe a escola a orientação nutricional, conscientização e formação de novos hábitos alimentares priorizando importância da alimentação saudável. A pesquisa sobre o PNAE buscou compreender a origem e o histórico do programa, bem como sua implementação e os benefícios para estudantes e agricultores familiares produtores de alimentos. Conclusão: Podemos concluir que uma alimentação saudável e equilibrada, com o consumo adequado de frutas, hortaliças e alimentos ricos em nutrientes, desde o início da introdução alimentar da criança, irá desenvolver hábitos saudáveis que podem ser levados para toda a vida, e que os familiares também influenciam na formação dos hábitos e estilo de vida na infância, mas a escola é um espaço importante para promover alimentação saudável. | pt_BR |
dc.description.abstract | A good diet is linked to successful school performance, which will have a direct impact on the nutritional status and the teaching and learning process of school-age children and adolescents. To analyze the impact of school meals in the public school system and to investigate the importance of healthy eating for learning. The study adopted a descriptive and qualitative approach, the criteria for the articles were publications from 2015 to 2023, collected through searches in Portuguese, made available in scientific journals or reliable platforms, such as SCIELO (Scientific Electronic Library Online) and government websites. With a focus on healthy eating, in public school students from kindergarten to elementary school, throughout the country. The research also analyzed the supply of food in the public network, the guidelines of the National School Feeding Program (PNAE), its main objective and responsibilities. The school is responsible for providing nutritional guidance, raising awareness and forming new eating habits, prioritizing the importance of healthy eating. The research on the PNAE sought to understand the origin and history of the program, as well as its implementation and the benefits for students and family farmers who produce food. We can conclude that a healthy and balanced diet, with adequate consumption of fruit, vegetables and nutrient-rich foods, from the beginning of the child's introduction to food, will develop healthy habits that can be carried throughout life, and that family members also influence the formation of habits and lifestyle in childhood, but the school is an important space to promote healthy eating. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Nutrição e Dietética | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 238 | pt_BR |
dc.subject | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Hábitos alimentares | pt_BR |
dc.subject | Nutrição | pt_BR |
dc.subject.other | Ambiente e Saúde | pt_BR |
dc.title | Alimentação escolar: construção de hábitos alimentares saudáveis | pt_BR |
dc.title.alternative | School meals: building healthy eating habits | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alimentação escolar - construção de hábitos alimentares saudáveis .pdf | 231.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.