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dc.contributor.advisorPUGLIESI, Jaqueline Brigladori-
dc.contributor.authorFELIX, Wesley Rodrigo-
dc.date.accessioned2025-08-11T17:57:23Z-
dc.date.available2025-08-11T17:57:23Z-
dc.date.issued2015-07-30-
dc.identifier.citationFELIX, Wesley Rodrigo. O uso da inteligência artificial em jogos digitais, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34687-
dc.description.abstractNeste trabalho é apresentado como surgiram os jogos digitais, a inteligência artificial e suas ramificações, é um breve resumo mostrando a evolução dos jogos digitais. Também são apresentados alguns dos mecanismos de inteligência artificial e quais os mais utilizados nos jogos. O objetivo deste estudo é verificar como são utilizados algoritmos inteligentes e verificar quais os algoritmos mais comuns em jogos. O jogo escolhido para este trabalho foi Bomber Man. Este é um jogo em terceira pessoa que foi criado originalmente em 1983 pela Hudson Soft. O enredo do jogo se passa em um labirinto feito de paredes sólidas e paredes de tijolos que podem ser destruídas pelo personagem Bomber Man, que deve andar pelo labirinto destruir todos os inimigos e encontrar a porta escondida atrás de uma parede de tijolo, utilizando bombas criadas por ele. Para desenvolver o jogo utilizou-se uma plataforma de desenvolvimento de jogos chamada Unity 3D, uma aplicação bastante usada por iniciantes em programação de jogos digitais. Apesar de ser uma plataforma utilizada por muitos programadores, é um motor de uso profissional. A área de desenvolvimentos de jogos, apesar de existir a mais de cinquenta anos, ainda é uma área pouco reconhecida academicamente e existe uma grande deficiência em encontrar informações relevantes para o desenvolvimento dos jogos e as formas de utilização dos algoritmos inteligentes. Os resultados do estudo permitiram concluir principalmente que a inteligência artificial é capaz de agilizar o trabalho de programação na fase de desenvolvimento e melhorar a qualidade final do jogo.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper presents emerged as digital games, artificial intelligence and its ramifications, brief summary showing the evolution of digital games. Also featured are some of the mechanisms of artificial intelligence and what the most used in the games. The objective of this study is to verify they are used intelligent algorithms and see what the most common algorithms in games. The game chosen for this work was Bomber Man. This is game in the third person that was originally created in 1983 by Hudson Soft. The game's plot is set in a maze made of solid walls and brick walls that can be destroyed by the character Bomber Man, you should go through the maze to destroy all the enemies and find the hidden door behind a brick wall using bombs created for him. To develop the game used a called game development platform Unity 3D, an application widely used by beginners in programming digital games. Despite being a platform used by many programmers, it is a professional use engine. The area of game development, although there is a more than fifty years, is still a little area recognized academically and there is a deficiency in finding information relevant to the development of games and ways of using intelligent algorithms. The results of the study led to the conclusion that mainly artificial intelligence is able to streamline the programming work in the development phase and improve the final quality of the game.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.subjectJogos de computadorpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleO uso da inteligência artificial em jogos digitaispt_BR
dc.title.alternativeThe use of artificial intelligence in digital gamespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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