Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34643
Título: A utilização do e-learning para educação corporativa: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): The use of e-learning for corporate education: a case study
Autor(es): RODRIGUES, Érlon Pereira
Orientador(es): CINTRA, Fausto Gonçalves
Outro(s) contribuidor(es): CINTRA, Fausto Gonçalves
TOLEDO, Noêmia Lopes
HATTORI, Jorge Luis Takahashi
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Educação à distância
Data do documento: 1-Dez-2014
Editor: 109
Referência Bibliográfica: RODRIGUES, Érlon Pereira. A utilização do e-learning para educação corporativa: um estudo de caso, 2014.Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2014
Resumo: No mundo globalizado, a inserção, bem como a manutenção no mercado de trabalho exigem capacitação constante. Os avanços tecnológicos e pedagógicos proporcionaram uma nova alternativa de educação no ambiente corporativo, conhecida como e-learning, que propiciou a propagação do conhecimento através de métodos inovadores, que transpõem barreiras geográficas e de tempo, levando informação diferenciada aos seus colaboradores. Esta pesquisa objetiva demonstrar a viabilidade de se realizar a capacitação dos colaboradores das empresas através de cursos a distância em comparação ao modelo presencial. Para isso, discorre sobre o que é educação a distância e suas modalidades, e os aspectos tecnológicos e pedagógicos envolvidos em seu desenvolvimento, bem como destacar implementações práticas do e-Learning Assíncrono e Massive Open Online Courses. Busca, ainda, analisar os benefícios do e-learning corporativo através de um estudo de caso com os docentes da Fatec Franca. Conclui-se, com base nos dados obtidos, que o e-learning facilita a implementação e os processos pedagógicos de abstração dos conteúdos ministrados em treinamentos corporativos, quando comparado ao modelo presencial.
In the globalized world, the insertion and maintenance in the labor market require constant training. Technological and pedagogical advances have provided a new alternative education in the corporate environment, known as e-learning, which led to the spread of knowledge through innovative methods, transposing geographic and time barriers, taking different information to their employees. This research aims to demonstrate the feasibility of conducting the training of company employees through distance learning courses compared to classroom model. For that, discusses what is distance education and its modalities, and the technological and pedagogical aspects involved in its development, as well as highlighting practical implementations of Asynchronous e-Learning and Massive Open Online Courses. It also aims to analyze the benefits of the corporate e-learning through a case study with teachers of Fatec France. The conclusion, based on the data obtained, is that e-learning facilitates the implementation and the pedagogical processes and abstraction of the contents taught in corporate training, when compared to classroom model.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34643
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
57470.pdf
  Restricted Access
2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.