Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34624
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOLIVA, Rafael Augusto-
dc.contributor.authorCONCEIÇÃO, Michael Richard Martins da-
dc.contributor.authorJESUS, Samuel Marques de-
dc.contributor.otherBALDO, Marcelo Xavier-
dc.contributor.otherPULCINELI, Ana Luiza Godoy-
dc.date.accessioned2025-08-06T19:24:01Z-
dc.date.available2025-08-06T19:24:01Z-
dc.date.issued2025-06-20-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Michael Richard Martins da; JESUS, Samuel Marques de. Aplicação do ESG como diferencial competitivo na gestão comercial. – SP, 2025. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34624-
dc.description.abstractEste trabalho analisa como a integração das práticas ESG (ambiental, social e de governança) na gestão comercial tem se tornado essencial para o sucesso das empresas no cenário atual. A pesquisa, por meio da análise de trabalhos acadêmicos na plataforma Google Acadêmico, destaca a crescente demanda por práticas empresariais responsáveis, que não apenas atendem às expectativas sociais e ambientais, mas também oferecem uma vantagem competitiva significativa. O estudo também aponta os desafios da implementação do ESG, especialmente em empresas menores ou em estágios iniciais, mas ressalta que os benefícios a longo prazo superam esses obstáculos. Ao considerar as dimensões ambientais, sociais e de governança, o ESG vai além do compromisso ético, criando um ciclo positivo que gera valor econômico e contribui para o desenvolvimento social e ambiental, consolidando-se como um pilar estratégico fundamental para o crescimento sustentável.pt_BR
dc.description.abstractThis study examines how the integration of ESG (Environmental, Social, and Governance) practices into commercial management has become essential for the success of companies in today’s business landscape. Through the analysis of academic papers on the Google Scholar platform, the research highlights the growing demand for responsible business practices that not only meet social and environmental expectations but also offer a significant competitive advantage. The study also addresses the challenges of implementing ESG, particularly in smaller or early-stage companies, but emphasizes that the long-term benefits outweigh these obstacles. By considering the environmental, social, and governance dimensions, ESG goes beyond ethical commitment, creating a positive cycle that generates economic value while contributing to social and environmental development. It thus consolidates itself as a key strategic pillar for sustainable growth.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher275pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectGestão de negóciospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAplicação do ESG como diferencial competitivo na gestão comerciapt_BR
dc.title.alternativeApplication of ESG as a competitive advantage in commercial managementpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.typeOutros...pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aplicação do ESG como diferencial competitivo na gestão comercial..pdf
  Restricted Access
434.04 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.