Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34545
Título: Fluxômetro urinário portátil
Título(s) alternativo(s): Portable urinary flowmeter
Autor(es): ARAÚJO, Lucas Sebastião de
OLIVEIRA FILHO, Rubens de
SILVA, Milena Mesquita da
Orientador(es): THOMAZELLA, Rogério
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Urina;Trato urinário;Trato urinário (Patologia);Monitoramento;Custos
Data do documento: 30-Jun-2025
Editor: 196
Referência Bibliográfica: ARAÚJO, Lucas Sebastião de; OLIVEIRA FILHO, Rubens de; SILVA, Milena Mesquita da. Fluxômetro urinário portátil. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2025.
Resumo: A urofluxometria é um exame não invasivo amplamente utilizado para diagnosticar disfunções do trato urinário inferior, por meio da análise de parâmetros como o fluxo urinário máximo (Qmax), médio (Qmed), volume expelido e tempo de micção. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um fluxômetro urinário portátil, de baixo custo e fácil utilização, com o objetivo de permitir o monitoramento domiciliar e auxiliar no acompanhamento clínico contínuo. O dispositivo proposto utiliza um microcontrolador Atmega32u4, um sensor de carga com o módulo HX711, um relógio de tempo real (RTC) e um display LCD, possibilitando a medição precisa da vazão urinária e o armazenamento de dados em cartão SD. Os dados podem ser convertidos em gráficos por meio de uma interface em HTML, permitindo a análise visual dos padrões miccionais. O protótipo foi desenvolvido respeitando normas técnicas de segurança (IEC 60601 e Resolução RDC 573/2022), e suas aplicações são direcionadas principalmente ao monitoramento domiciliar de pacientes com disfunções miccionais e à prática clínica. A solução contribui para diagnósticos mais precisos, melhora a adesão ao tratamento e promove maior autonomia ao paciente. Foram conduzidos experimentos utilizando uma garrafa PET contendo água, com orifícios de diferentes diâmetros, a fim de simular o escoamento de líquidos. Os dados obtidos no gráfico de vazão indicaram que a taxa de fluxo não se mantém constante ao longo do tempo o experimento foi fundamental para validar o desempenho do sensor de fluxo, além de proporcionar uma melhor compreensão sobre as variações no padrão de vazão durante processos reais de esvaziamento, como ocorre durante a micção.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34545
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemasbiomedicos_2025_1_lucasaraujo_fluxometrourinarioportatil.pdf712.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.