Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34432
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCINTRA, Fausto Gonçalves-
dc.contributor.authorROSA, Cássio Cintra-
dc.contributor.authorSANTOS, Cleverson Neves dos-
dc.date.accessioned2025-07-30T12:28:53Z-
dc.date.available2025-07-30T12:28:53Z-
dc.date.issued2025-06-
dc.identifier.citationROSA, Cássio Cintra; SANTOS, Cleverson Neves dos. Tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramenta de gestão de negócios astronômicos de fast food e lazer: back-end, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34432-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma aplicação web para gerenciamento de pedidos do Espetinho do Gaúcho, um empreendimento que atualmente enfrenta dificuldades operacionais em razão do uso de processos manuais, como papel e caneta, e da ausência de um sistema integrado. Internamente, os pedidos são anotados manualmente, e externamente são recebidos via WhatsApp, o que tem gerado falhas na comunicação, atrasos e retrabalho. Para solucionar esse problema, foram aplicadas metodologias ágeis e conduzidas entrevistas com os responsáveis pelo estabelecimento, a fim de mapear os requisitos necessários. A aplicação está sendo desenvolvida com as tecnologias JavaScript e React no front-end, e Java com Spring Boot no back-end. Já foram implementados os módulos de autenticação, cadastro de usuários e cadastro de produtos, com o sistema de carrinho de compras em fase final de desenvolvimento. A proposta visa otimizar o fluxo de pedidos e oferecer, futuramente, um controle eficiente de entregaspt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes the development of a web application for order management at Espetinho do Gaúcho, a business that is currently facing operational difficulties due to the use of manual processes, such as paper and pen, and the lack of an integrated system. Internally, orders are manually noted, and externally they are received via WhatsApp, which has caused communication failures, delays, and rework. To solve this problem, agile methodologies were applied, and interviews were conducted with those responsible for the establishment, to map the necessary requirements. The application is being developed with JavaScript and React technologies on the front-end, and Java with Spring Boot on the back-end. The authentication, user registration and product registration modules have already been implemented, with the shopping cart system in the final stages of development. The achievement of this study aims at optimizing the order flow and offering efficient control of deliveries/delivery in the future.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.subjectSistemaspt_BR
dc.subjectGestão por processospt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleTecnologias digitais de informação e comunicação como ferramenta de gestão de negócios astronômicos de fast food e lazer: back-endpt_BR
dc.title.alternativeDigital information and communication technologies as a management tool for astronomical fast food and leisure businesses: back-endpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ads_2025_1_cassiorosa_cleversonsantos_tecnologiasdigitaisdeinformacaoecomunicacao.pdf
  Restricted Access
1.37 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.