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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34367
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GABRIEL, Yara Cristina | - |
dc.contributor.author | MATOS, Beatriz Maisha de Souza | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Rafael Santana Bronse de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-28T20:39:05Z | - |
dc.date.available | 2025-07-28T20:39:05Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Beatriz Maisha de Souza; OLIVEIRA, Rafael Santana Bronse de. Repositórios digitais para a preservação histórica dos games, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Arquivo) - Etec Parque da Juventude, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34367 | - |
dc.description.abstract | Aborda as práticas de preservação digital dirigida aos acervos de jogos eletrônicos de valor histórico e a relevância dos trabalhos colaborativos desempenhados pela Video Game History Foundation (VGHF) e por outras entidades privadas, a fim de servirem como modelo para um repositório arquivístico confiável especializado. Propõe examinar sucintamente tais iniciativas preservadoras em especial o Arquivo Digital da VGHF, objetivando mapear os requisitos essenciais para planejar a estruturação de um repositório digital que possa amparar e certificar a autenticidade, a integridade e a acessibilidade dos games de maneira permanente. Além disso, visa estimular a capacitação tecnológica dos profissionais de arquivo para lidar com a preservação de documentações digitais com características interativas. Para refletir sobre o assunto pesquisado, foi feito um levantamento bibliográfico para conceituar os principais tópicos e para compor o referencial teórico. O método empregado foi um estudo de caso de natureza aplicada, com propósitos exploratórios e descritivos, recorrendo a uma abordagem qualitativa por intermédio da técnica de observação assistemática para detectar os requisitos técnicos ideais nos documentos oficiais consultados do CONARQ e dos sistemas de arquivo analisados para obtenção dos dados. Desse modo, descobriu-se a partir das respostas encontradas que para um repositório digital de videogames funcionar adequadamente é preciso seguir os princípios e as normas internacionalmente válidas, possuir um sistema de arquivamento integrado para facilitar o acesso e a gestão dos materiais preservados de forma rápida, segura e legítima e manejar atributos de hardware e software alinhados aos parâmetros recomendados e às políticas e às estratégias de preservação digital respeitando o modelo de referência OAIS definido dentro do plano preventivo em longo prazo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Arquivo | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 159 | pt_BR |
dc.subject | Preservação digital | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.other | Desenvolvimento Educacional E Social | pt_BR |
dc.title | Repositórios digitais para a preservação histórica dos games | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | Modelos de Manuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Repositorios digitais.pdf | Artigo | 803.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Produto - Cartilha digital de preservação de games.pdf | Produto | 463.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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