Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34305
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSALLES, Taciana Lucas de Afonseca-
dc.contributor.authorPEDRO, Elaine Aparecida-
dc.contributor.otherSALLES, Taciana Lucas de Afonseca-
dc.contributor.otherOLIVEIRA, Maria Angélica de Araújo-
dc.contributor.otherCOSTA, Élida Maria Aparecida Araújo-
dc.date.accessioned2025-07-25T13:11:37Z-
dc.date.available2025-07-25T13:11:37Z-
dc.date.issued2025-06-09-
dc.identifier.citationPEDRO, Elaine Aparecida. Aprendizado contínuo e carreira: uma pesquisa de campo, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34305-
dc.description.abstractCom a globalização, o investimento no desenvolvimento de pessoas tornou-se essencial para a sobrevivência das organizações e para a empregabilidade. O aprendizado contínuo é considerado fundamental tanto para o presente quanto para o futuro. Essa filosofia conhecida como lifelong learning, isto é, aprendizado ao longo da vida, envolve a aquisição constante de conhecimentos, sendo crucial em um cenário de rápidas mudanças tecnológicas e mercadológicas. No entanto, a implementação desse aprendizado perpassa por desafios como a falta de tempo, recursos e a dificuldade de conciliar estudos com outras demandas. Este estudo tem como objetivo investigar a importância do aprendizado contínuo na carreira e os obstáculos para sua aplicação efetiva. A relevância da pesquisa está em identificar barreiras que limitam o desenvolvimento profissional e oferecer subsídios para que indivíduos e organizações promovam ambientes mais propícios ao aprendizado. A metodologia adotada foi qualitativa e descritiva, com base em revisão bibliográfica e pesquisa de campo com aplicação de questionário. Os resultados indicam que grande parte dos entrevistados reserva pouco ou nenhum tempo para o desenvolvimento pessoal e que uma das principais dificuldades é conciliar estudo e trabalho.pt_BR
dc.description.abstractWith globalization, investing in the development of people has become essential for the survival of organizations and employability. Continuous learning is considered fundamental for both present and future. This philosophy known as lifelong learning involves the constant acquisition of knowledge, being crucial in a scenario of rapid technological and market changes. However, the implementation of this learning faces challenges such as lack of time, resources and the difficulty of balancing studies with other demands. This study aims to investigate the importance of continuous learning in careers and the obstacles to its effective application. The relevance of the research lies in identifying barriers that limit professional development and providing support so that individuals and organizations can promote more conducive environments for learning. The methodology adopted was qualitative and descriptive, based on literature review and field research with the application of a questionnaire. The results indicate that a large part of the respondents allocates little or no time for personal development and that one of the main difficulties is reconciling study and work.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.subjectTECNOLOGIAS DIGITAISpt_BR
dc.subjectIntegração de tecnologiaspt_BR
dc.subjectGestão de negóciospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAprendizado contínuo e carreira: uma pesquisa de campopt_BR
dc.title.alternativeLifelong learning and career: a field studypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11. ELAINE.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.