Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34260
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPERETTI, Luiz Celso-
dc.contributor.authorPEREIRA, Andressa-
dc.contributor.authorSILVA, Maria José Dias da-
dc.contributor.authorSOUSA, Maria Raniely de-
dc.date.accessioned2025-07-23T20:15:16Z-
dc.date.available2025-07-23T20:15:16Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPEREIRA, Andressa; SILVA, Maria José Dias da; SOUSA, Maria Raniely de. A utilização do marketing digital aplicado na logística reversa de descarte de embalagem de desodorante aerossol - na cidade de Santo André: estudo de caso na empresa ‘Hipermercado Carrefour’. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá, Mauá-SP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34260-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à FATEC Mauá, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Tecnólogo em Logística. Orientador: Prof. Ms Luiz Celso Peretti.pt_BR
dc.description.abstractA aplicação do marketing digital na logística reversa, com foco específico no descarte de embalagens de desodorante aerossol. O estudo se fundamenta na importância da logística reversa no cenario atual, onde as questões ambientais e a responsabilidade corporativa são cada vez mais relevantes. Embalagens de desodorante aerossol, devido a sua composição e potencial impacto ambiental, requerem processos específicos para o descarte adequado. Neste contexto, o marketing digital surge como uma ferramenta eficaz para conscientizar e engajar os consumidores. A logística reversa opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondente, do retorno dos bens de pós-venda e de pós consumo e pode trazer contribuições para o desenvolvimento sustentável uma vez que agrega valor aos bens nas mais diversas naturezas: econômica, ecológica, logística e de imagem associativos, possibilitando a matéria-prima e os componentes descartados poderão ser reintroduzidos no ciclo produtivo ou tenham a destinação final correta. Hoje as latas de desodorante aerossol é um dos produtos que mais cresce em consumo no Brasil, então é importante que as marcas façam pontos de coletas específicos para o descarte adequado. Existe uma Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil, Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, que passou a ser responsabilidade dos fabricantes, importadores, implantar a logística reversa para que os produtos retornem depois de utilizados pelos consumidores. Essa pesquisa é classificada como exploratória pois tem como objetivo interligar uma ferramenta digital ao processo reverso das empresas para que haja uma maior disseminação das informações sobre pontos de coleta adequados e descarte consciente dos desodorantes aerossóis.pt_BR
dc.description.abstractThe application of digital marketing in reverse logistics, with a specific focus on the disposal of aerossol deodorant packaging. The study is fundamental in the importance of reverse logistics in the current scenario, where environmental issues and corporate responsibility are increasingly relevant. Aerossol deodorant packaging, due to its composition and potential environmental impact, requires specific processes for proper disposal. In this context, digital marketing emerges as an effective tool to raise awareness and engage consumers. Reverse logistics operates and controls the flow and corresponding logistical information of the return of post-sale and post-consumer goods and can contribute to sustainable development by adding value to goods in the most diverse natures: economic, ecological, logistical and associative image, enabling discarded raw materials and components to be reintroduced into the production cycle or have the correct final destination. Today, aerossol deodorant cans are one of the fastest growing products in consumption in Brazil, so it is important that brands create specific collection points for proper disposal. There is a National Policy on Solid Waste (PNRS) in Brazil, Law No. 12,305, of August 2, 2010, which made it the responsibility of manufacturers and importers to implement reverse logistics so that products can be returned after being used by consumers. This research is classified as exploratory because it aims to connect a digital tool to the reverse process of companies so that there is greater dissemination of information about appropriate collection points and conscious disposal of aerossol deodorants.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher113pt_BR
dc.subjectMarketing on-linept_BR
dc.subjectLogística reversapt_BR
dc.subjectMateriais de embalagempt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA utilização do marketing digital aplicado na logística reversa de descarte de embalagem de desodorante aerossol - na cidade de Santo André : estudo de caso na empresa ‘Hipermercado Carrefour’.pt_BR
dc.title.alternativeThe use of digital marketing applied to reverse logistics for the disposal of aerosol deodorant packaging - in the city of Santo André : case study at the company ‘Carrefour Hypermarket’.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
logistica_2024_2_andressapereira_ autilizacaodomarketingdigitalaplicadonalogisticareversa.pdf
  Restricted Access
731.18 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.