Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34130
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Joelson Alves do-
dc.contributor.authorCRUZ, Mônica Tavares da-
dc.contributor.authorFERNADES, Patrícia-
dc.date.accessioned2025-07-21T17:55:55Z-
dc.date.available2025-07-21T17:55:55Z-
dc.date.issued2025-06-
dc.identifier.citationCRUZ, Mônica Tavares da; FERNADES, Patrícia. Gamificação no ensino superior. 2025. 15f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação) Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34130-
dc.descriptionArtigo publicado em InGeTec- Inovação, Gestão & Tecnologia Julho de 2025, v.4, n.8, p 95-109pt_BR
dc.description.abstractO estudo analisa a gamificação no ensino superior, destacando seus benefícios e desafios. A pesquisa combina revisão sistemática (dez artigos entre 2020 e 2025) e entrevistas com professores. Os resultados mostram eficiência na motivação dos alunos, mas revelam a falta de diretrizes institucionais e desalinhamento com necessidades educacionais. Apontam-se como melhorias necessárias o treinamento docente e investimentos em recursos tecnológicos e pedagógicos. A pesquisa contribui ao identificar barreiras e reforçar a importância da gamificação como ferramenta pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThe study analyzes gamification in higher education, highlighting its benefits and challenges. The research combines a systematic literature review (ten articles from 2020 to 2025) and interviews with professors. Results show that gamification is effective in motivating students but reveal a lack of institutional guidelines and misalignment with educational needs. Key improvements include teacher training and investments in technological and pedagogical resources. The study contributes by identifying barriers and reinforcing the importance of gamification as an educational tool.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher209pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleGamificação no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeGamification in higher educationpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1. 174-Texto do Artigo-404-1-10-20250606 .pdf664.59 kBAdobe PDFView/Open
4. Anexo-10-Termo-de-autorizacao-para-publicacao-de-Trabalho-de-Graduacao-II.pdf
  Restricted Access
193.54 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.