Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34051
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBRAGA, Gilson-
dc.contributor.advisorMARCHI, Adriana de-
dc.contributor.authorSACRAMENTO, Cilena da Silva-
dc.contributor.authorANTUNES, Jennifer Giane Nunes-
dc.contributor.authorSILVA, Marcel Viera da-
dc.date.accessioned2025-07-17T16:39:24Z-
dc.date.available2025-07-17T16:39:24Z-
dc.date.issued2025-06-30-
dc.identifier.citationSACRAMENTO, Cilene da Silva; ANTUNES, Jennifer Giane Nunes; SILVA, Marcel Viera da. A inserção do técnico em edificações no mercado de reformas e estratégias para a valorização profissional. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em edificações) - Escola Técnica Estadual Etec Doutora Ruth Cardoso, São Vicente, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34051-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção de Diploma Técnico em edificações de sistemas da ETEC Doutora Ruth Cardoso.pt_BR
dc.description.abstractO profissional Técnico em Edificações é um profissional habilitado e tecnicamente capacitado, de acordo com o CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais), porém este profissional ainda é pouco lembrado em momentos de realizar obras de reformas de pequeno e médio porte, sendo frequentemente preterido por engenheiros, arquitetos e outros profissionais da obra. O objetivo deste trabalho é analisar a inserção do Técnico em Edificações no mercado de reformas, bem como propor estratégias para aumentar sua visibilidade e aceitação por parte do público. Utilizou-se como metodologia levantamento teórico, análise das competências legais do técnico, aumentando a visibilidade do técnico em Edificações. A proposta é propor formas de divulgação do profissional com uso de artifícios diversificados, incluindo o portifólio utilizando redes sociais. Com isso pode-se considerar que os Técnicos em Edificações podem utilizar meios físicos e virtuais para divulgação de seus trabalhos realizados, com a possibilidade de ampliar o número de clientes.pt_BR
dc.description.abstractThe Building Technician is a qualified and technically trained professional, according to the CFT (Federal Council of Industrial Technicians), but this professional is still little remembered when carrying out small and medium-sized renovation works, being frequently overlooked by engineers, architects and other construction professionals. The objective of this work is to analyze the insertion of the Building Technician in the renovation market, as well as to propose strategies to increase his/her visibility and acceptance by the public. The methodology used was a theoretical survey, analysis of the legal competencies of the technician, increasing the visibility of the Building Technician. The proposal is to propose ways of promoting the professional using diverse tools, including the portfolio using social networks. With this, it can be considered that Building Technicians can use physical and virtual means to promote their work, with the possibility of increasing the number of clients.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Edificaçõespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher194pt_BR
dc.subjectValorizaçõespt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subject.otherInfraestruturapt_BR
dc.titleA inserção do técnico em edificações no mercado de reformas e estratégias para a valorização profissionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.typeBannerpt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.