Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34048
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ZANQUIM, Stivi Heverton | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Fernando Batista dos | - |
dc.contributor.author | IBELLI, Giullia Martins | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Lucas Zotesso | - |
dc.contributor.other | SERILLO, Angelica Redondo Silveira | - |
dc.contributor.other | MULLER, Emerson Ricardo | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-17T15:29:51Z | - |
dc.date.available | 2025-07-17T15:29:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Fernando Batista dos; IBELLI, Giullia Martins; SOUZA, Lucas Zotesso. Educação de qualidade: análise sobre educação do Brasil e estratégias para assegurar oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Administração) – Etec de Ibaté, Ibaté, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34048 | - |
dc.description | This paper aims to discuss the current situation of education in Brazil. According to the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), an entity that monitors and analyzes the education system of countries around the world, what Brazil invests in education is still insufficient and ineffective. The importance of access to quality education is that it can influence the population in such a way that it provides conditions for them to have the capacity to obtain a decent job, for example. It is one of the factors that brings a better quality of life to the population through economic factors. Considering and reflecting on the Sustainable Development Goal (SDG 4) of the 2030 Agenda created by the United Nations (UN), this paper aims to carry out an analysis of education in Brazil together with strategies to ensure learning opportunities for all Brazilians, in addition to researching, investigating and understanding the various reasons why Brazil has not yet achieved the improvements encouraged by the 2030 Agenda in the area of education, and in what ways this could be achieved. This work portrayed the importance of quality education in the life of Brazilian society and discussed the main problems that the group encountered, the main hypotheses and also the intervention proposal at the end of the research. The methodological procedures used were exploratory research, bibliographic research and field research. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa discutir sobre a atual situação da educação do Brasil. Segundo a Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade que observa e analisa o sistema educativo de países em todo o mundo, o que o Brasil investe na educação ainda é insuficiente e pouco eficaz. A importância do acesso à educação de qualidade é que pode influenciar de tal forma que possibilita condições para que a população tenha capacidade de alcançar um emprego decente, por exemplo. É um dos fatores que traz mais qualidade de vida para a população através do quesito econômico. Considerando e refletindo sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4) da Agenda 2030 criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), esse trabalho tem como finalidade, realizar uma análise da educação no Brasil juntamente de estratégias para assegurar oportunidades de aprendizagem a todos os brasileiros, além de pesquisar, investigar e entender os vários motivos pelos quais o Brasil não alcançou ainda a melhoria incentivada pela Agenda 2030 na área da educação, e de que formas poderia ser alcançada. Nesse trabalho foi retratada a importância de um ensino de qualidade na vida da sociedade brasileira e discutido os principais problemas que o grupo encontrou, as principais hipóteses e também a proposta de intervenção ao final da pesquisa. Utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 263 | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Educação de qualidade: análise sobre educação do Brasil e estratégias para assegurar oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos | pt_BR |
dc.title.alternative | Quality education: an analysis of brazilian education and strategies to ensure lifelong learning opportunities for all | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
administracao_2024_2_fernando_batista_dos_santos_educacao_de_qualidade_analise_sobre_educacao_do_brasil_e_estrategias_para_assegurar_oportunidades_de_aprendizagem_ao_longo_da_vida_para_todos.pdf Restricted Access | 934.71 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.