Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34015
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVALES, Juliana Ferreira de-
dc.contributor.authorMARTINS, Eduardo Ferreira-
dc.contributor.otherVALES, Juliana Ferreira de-
dc.contributor.otherBRITO, Silvano Lack-
dc.contributor.otherSOUSA, Claudio Adão Alves de-
dc.date.accessioned2025-07-16T15:37:49Z-
dc.date.available2025-07-16T15:37:49Z-
dc.date.issued2025-07-
dc.identifier.citationMARTINS, Eduardo Ferreira. Desafios operacionais e impactos na mobilidade: um estudo da linha 3 - vermelha do Metrô de São Paulo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Logística) Etec Zona Leste, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34015-
dc.description.abstractEste trabalho analisa a Linha 3 – Vermelha do Metrô de São Paulo, mostrando como ela é essencial para a mobilidade urbana e para a rotina de milhares de pessoas que dependem diariamente do transporte público. O estudo parte do problema central: a superlotação, os atrasos constantes e a infraestrutura que já não acompanha a demanda crescente. O objetivo foi entender quais impactos sociais e operacionais estão ligados ao funcionamento dessa linha e de que forma ela poderia ser aprimorada. Para isso, foi utilizada uma metodologia baseada em levantamento bibliográfico, consultando dados oficiais e estudos acadêmicos disponíveis sobre o tema. Entre os principais resultados encontrados, percebeu-se que a linha cumpre um papel importante ao conectar regiões periféricas ao centro da cidade, mas também enfrenta desafios sérios que afetam diretamente os usuários. As conclusões indicam que, embora haja projetos em andamento, como a modernização tecnológica e a ampliação da integração com outros modais, essas iniciativas ainda precisam avançar para atender às reais necessidades da população. O estudo sugere que futuras ações considerem não apenas questões técnicas, mas também sociais e ambientais, buscando melhorias que tragam benefícios concretos para quem depende desse transporte todos os dias.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes Line 3 – Red of the São Paulo Metro, highlighting its essential role in urban mobility and in the daily lives of thousands of people who depend on public transportation. The research addresses the central problem of overcrowding, frequent delays, and infrastructure that no longer meets the growing demand. The main objective was to understand the social and operational impacts associated with the functioning of this line and how it could be improved. The methodology was based on bibliographic research, using official data and academic studies available on the topic. Among the main findings, it was noted that the line plays an important role by connecting peripheral regions to the city center, but it also faces serious challenges that directly affect users. The conclusions indicate that, although there are ongoing projects such as technological modernization and the expansion of integration with other transport modes, these initiatives still need to advance to meet the real needs of the population. The study suggests that future actions should address not only technical aspects but also social and environmental issues, seeking improvements that bring concrete benefits to those who rely on this transportation every day.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher211pt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleDesafios operacionais e impactos na mobilidade: um estudo da linha 3 - vermelha do Metrô de São Paulopt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnico_em_logisitica_2025_1_eduardo_ferreira_martins_desafios_operacionais_e_impactos_na_mobilidade.pdf
  Restricted Access
437.79 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.