Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33987
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantiago, Tatiana-
dc.contributor.authorSouza, Maysa Ramos de-
dc.contributor.authorSantos, Raquel Prado dos-
dc.date.accessioned2025-07-16T12:09:31Z-
dc.date.available2025-07-16T12:09:31Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.citationSOUZA, Mayza Ramos de; SANTOS, Raquel Prado dos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual Presidente Vargas, Centro Paula Souza, Mogi das Cruzes, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33987-
dc.description.abstractIntrodução no Brasil, o desperdício de Alimento chega a 40 mil toneladas por dia e ainda não há consciência social sobre a grande quantidade de resíduos orgânicos gerados e que poderiam ser aproveitadas. Campanhas direcionadas ao cliente para que controlem seus restos e os conscientizem que eles fazem parte do processo de redução dos desperdícios. Objetivo Analisar a eficácia das campanhas de redução de alimentos e a efetividade em Unidade de Alimentação e Nutrição. Metodologia uma revisão bibliográfica de artigos realizadas em bases de dados Google acadêmico e SciELO, foram encontrados 62 artigos e excluídos 52, os artigos selecionados foram os que relatavam sobre campanhas implementadas em Unidade de Alimentação e Nutrição para a redução dos desperdícios de alimentos, totalizando 10 artigos. Resultados a maior geração de resíduos na Unidade de Alimentação e Nutrição, com relação aos desperdícios dos alimentos, ocorre no descarte de partes comestíveis, sobras e resto de Ingestão. Conclusão Este estudo demonstrou que as campanhas de conscientização contra os desperdícios de alimentos são medidas eficazes para a redução de desperdício de alimentos.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction in Brazil, food waste reaches 40 thousand tons per day and there is still no social awareness about the large amount of organic waste generated and that could be used. Campaigns aimed at customers to control their waste and make them aware that they are part of the waste reduction process. Objective To analyze the effectiveness of food reduction campaigns and the effectiveness of the Food and Nutrition Unit. Methodology a literature review of articles carried out in academic Google and SciELO databases, 62 articles were found and 52 were excluded, the selected articles were those that reported on campaigns implemented in the Food and Nutrition Unit to reduce food waste, totaling 10 articles. Results The greatest generation of waste in the Food and Nutrition Unit, in relation to food waste, occurs in the disposal of edible parts, leftovers and leftovers from Ingestion. Conclusion This study demonstrated that awareness campaigns against food waste are effective measures to reduce food waste.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Nutrição e Dietéticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher015pt_BR
dc.subjectDesperdício de alimentospt_BR
dc.subjectProgramas de nutriçãopt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleLevantamento da eficácia das campanhas contra desperdícios de alimentospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.