Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33977
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMELO JÚNIOR, Tadeu Artur de-
dc.contributor.authorSOUZA JUNIOR, Izaias Viana de-
dc.date.accessioned2025-07-15T17:39:20Z-
dc.date.available2025-07-15T17:39:20Z-
dc.date.issued2025-05-26-
dc.identifier.citationSOUZA JUNIOR, Izaias Viana de. Lead Time em uma distribuidora de alimentos, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33977-
dc.description.abstractEste trabalho aborda a logística como fator estratégico nas organizações, com foco no lead time – tempo decorrido entre o recebimento do pedido e a entrega ao cliente, e sua influência nos resultados operacionais de uma distribuidora de alimentos. O objetivo do projeto é analisar como a gestão do lead time impacta na eficiência logística, satisfação do cliente, controle de estoques e redução de custos. Para isso foram utilizados como metodologia a revisão bibliográfica e um estudo de caso em uma empresa de médio porte situada em Brodowski/SP, que atua no setor de distribuição, e usa como análise três indicadores principais: lead time, devoluções e reentregas. Os resultados revelaram que o monitoramento sistemático desses indicadores contribuiu para a melhoria da performance logística entre os anos de 2023 e 2024, com destaque para redução no tempo de atendimento, queda nos índices de falhas operacionais e aumento da taxa de cumprimento de prazos. A discussão evidencia a importância de alinhar processos logísticos com estratégias de desempenho, destacando o papel da cultura organizacional na busca por eficiência. A gestão do lead time é essencial para aumentar a competitividade e garantir excelência nas operações de distribuição.pt_BR
dc.description.abstractThis article addresses logistics as a strategic factor in organizations, focusing on lead time – the time elapsed between order collection and delivery to the customer – and its influence on the operational results of a food distributor. The objective of the project is to analyze how lead time management impacts logistics efficiency, customer satisfaction, inventory control, and cost reduction. To this end, a literature review and a case study were used as methodology in a medium-sized company located in Brodowski/SP, which operates in the distribution sector, and uses three main indicators for analysis: lead time, returns, and redeliveries. The results revealed that systematic monitoring of these indicators contributed to improving logistics performance between 2023 and 2024, with emphasis on reduced service time, a drop in operational failure rates, and an increase in the rate of compliance with deadlines. The discussion highlights the importance of aligning logistics processes with performance strategies, highlighting the role of organizational culture in the search for efficiency. Lead time management is essential to increase competitiveness and ensure excellence in distribution operationspt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.subjectCiclos econômicospt_BR
dc.subjectDesempenho no trabalhopt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleLead Time em uma distribuidora de alimentospt_BR
dc.title.alternativeLead Time in a Food Distributorpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TG IZAIAS 16_05_2025 FINAL.pdf593 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.