Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33916
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PIO, Priscila Lima | - |
dc.contributor.author | SILVA, Cibele Cristina da | - |
dc.contributor.author | PARENTE, Flávia Pereira | - |
dc.contributor.author | NAVES, Maria Eduarda de Souza | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Maria Eduarda Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-11T18:18:30Z | - |
dc.date.available | 2025-07-11T18:18:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cibele Cristina da; PARENTE, Flávia Pereira; NAVES, Maria Eduarda de Souza; BEZERRA, Maria Eduarda Pinheiro; SOBRINHO, Mayara Silva. Demonstração e conscientização da alfabetização financeira aos alunos dos primeiros anos da Instituição ETEC Itaquera II. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Itaquera II, São Paulo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33916 | - |
dc.description.abstract | A educação financeira é o conhecimento de como organizar, planejar e controlar suas finanças. Nesse aspecto, é importante ter conhecimento sobre esse tema desde cedo, para que não haja problemas durante as tomadas de decisões relacionadas ao financeiro. O objetivo desse artigo é trazer uma perspectiva sobre o assunto na instituição Etec Itaquera II, por isso, realizamos uma análise do entendimento sobre educação financeira em quatro turmas dos primeiros anos, para conseguirmos ter uma base de como deveríamos introduzir e contribuir na vida de cada um deles com assuntos relacionados com a vida financeira. A metodologia aplicada nesse trabalho se baseou em pesquisas de campo na própria unidade com os alunos, e foi dividida em três momentos: questionário, palestra e dinâmica. Ao término das atividades que realizamos, podemos analisar os resultados obtidos e a evolução do conhecimento dos alunos, apontando sempre caminhos e melhorias para um futuro financeiro sem o desfoque causado pela falta de alfabetização Financeira nas escolas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The financial education is the Knowledge of how to organize, plan and control your finances. In this aspect, it is important to have knowledge about this topic from an early age, so that there are no problems during the making of decisions related to the financial. The objective of this article is to bring a perspective on the subject in the institution Etec Itaquera II, that’s why, we carried out an analysis of the understanding about financial education for all classes of the first years of the morning period, to be able to have a basis of how we should introduce and contribute to the life of each of them with issues related to financial life. The methodology applied in this project was based on field research at the school with students, and was divided into three moments: Questionnaire, lecture and feedback. At the end of the moments, we can analyze the results obtained and the evolution of students' learning, always pointing out ways and advance for a financial future without the blurring caused by the lack of financial literacy in schools all over the country. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 285 | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Administração financeira | pt_BR |
dc.subject | Controle financeiro | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Demonstração e conscientização da alfabetização financeira aos alunos dos primeiros anos da Instituição ETEC Itaquera II | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
adm_2023_2_mariaeduardapinheirobezerra_demonstracaoeconstientizacaoalfabetizaçãofinanceira.pdf | 209.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.