Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33658
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKEHDY, Rodrigo Bruno-
dc.contributor.authorFAVARO, João Gilberto Canal-
dc.contributor.authorFRANCISCO, Letícia da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Letícia Pereira da-
dc.date.accessioned2025-07-03T15:18:06Z-
dc.date.available2025-07-03T15:18:06Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationFAVARO, João Gilberto Canal et al. Alethos, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Ensino Médio com habilitação profissional de Técnico em Informática para Internet) - Escola Técnica Estadual Prof. Ídio Zucchi - Bebedouro, SP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33658-
dc.description.abstractA Filosofia é essencial para o desenvolvimento humano, pois promove uma compreensão mais ampla de si, da sociedade e do mundo ao redor, incentivando a autonomia no pensar, agir e comportar-se, além de fortalecer a reflexão crítica e a formação de cidadãos conscientes. No entanto, nas escolas brasileiras, a Filosofia ainda é subestimada, com apenas 10% dos professores possuindo formação específica na área, o que evidencia uma deficiência no sistema educacional e limita o potencial transformador dessa disciplina. Diante disso, propõe-se o desenvolvimento de um sistema que permita aos usuários aprofundarem-se em temas filosóficos diversos, enriquecendo o aprendizado e estimulando o pensamento autônomo. Este trabalho busca, assim, ressaltar o valor da Filosofia na educação, oferecendo uma ferramenta prática e acessível que promova o desenvolvimento intelectual dos estudantes. ABSTRACT Philosophy is essential for human development, as it promotes an understanding broader view of oneself, society and the world around us, encouraging autonomy in thinking, act and behave, in addition to strengthening critical reflection and the formation of citizens conscious. However, in Brazilian schools, Philosophy is still underestimated, with only 10% of teachers have specific training in the area, which shows a deficiency in the educational system and limits the transformative potential of this discipline. In view of this, it is proposed to develop a system that allows users delve into diverse philosophical themes, enriching learning and stimulating autonomous thinking. This work therefore seeks to highlight the value of Philosophy in education, offering a practical and accessible tool that promotes development students' intellectual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Informática para Internetpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher151pt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleAlethospt_BR
dc.title.alternativeAlethospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ensinomediocomhabilitacaoprofissionaldetecnicoeminformaticaparainternet_ 2024_2_joaogcfavaro_alethos.pdf
  Restricted Access
198.1 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.