Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33606
Título: | Estudo e análise da realidade aumentada para compreensão de projetos elétrico e hidráulicos de uma cozinha em São José do Rio Preto |
Título(s) alternativo(s): | Study and analysis of augmented reality to understand electrical and hydraulic projects of a kitchen in São José do Rio Preto |
Autor(es): | SILVA, Daniel Lourenço da FUJINOHARA, Fabio Cesar SILVA, Judivan Silverio da SANTOS, Larissa Danubia Machado dos DIAS, Ruti Thaina Matias |
Orientador(es): | GONÇALVES, Emmily Rabachini |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Realidade aumentada;Realidade virtual;Inovações tecnológicas |
Data do documento: | 18-Jun-2025 |
Editor: | 098 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Daniel Lourenço da; FUJINOHARA, Fabio Cesar; SILVA, Judivan Silverio da; SANTOS, Larissa Danubia Machado dos; DIAS, Ruti Thaina Matias. Estudo e análise da realidade aumentada para compreensão de projetos elétrico e hidráulicos de uma cozinha em São José do Rio Preto. 2025. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Edificações) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2025. |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo geral investigar de que maneira as tecnologias
de Realidade Aumentada (RA) vêm sendo incorporadas por empresas e instituições
de São José do Rio Preto, analisando suas aplicações, benefícios e desafios no
contexto local. Para alcançar esse propósito, a pesquisa adotou uma metodologia
qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. O
referencial teórico fundamentou-se em autores relevantes que discutem a integração
de RA e RV em diferentes setores, enquanto a coleta de dados empíricos foi realizada
por meio da identificação e análise de empresas e instituições que aplicam essas
tecnologias na prática. Foram observados os usos em áreas como construção civil,
marketing, educação e entretenimento, bem como os principais softwares utilizados
para o desenvolvimento e implementação de soluções imersivas. Os resultados
revelaram que a RA e a RV já são utilizadas de forma significativa em diversos
segmentos da cidade. No setor da construção civil, por exemplo, empreiteiras utilizam
RA para apresentar projetos arquitetônicos de maneira mais interativa e eficiente,
permitindo aos clientes visualizarem edificações antes da construção. Em marketing
e publicidade, a criação de experiências imersivas tem se mostrado uma estratégia
eficaz para atrair e fidelizar consumidores. Na educação, as tecnologias contribuem
para a melhoria do ensino, tornando o aprendizado mais dinâmico e facilitando a
retenção do conhecimento por meio de simulações práticas. Contudo, o estudo
também evidenciou desafios como custos elevados, barreiras técnicas e necessidade
de qualificação profissional, aspectos que limitam a democratização do acesso às
tecnologias imersivas. Diante dos achados, conclui-se que a pergunta-problema foi
devidamente respondida e que os objetivos específicos foram plenamente
contemplados. A RA e a RV demonstram grande potencial para transformar processos
e experiências, embora sua adoção ampla ainda dependa de estratégias que
envolvam acessibilidade e formação de mão de obra qualificada. Para pesquisas
futuras, sugere-se o aprofundamento de estudos sobre o impacto quantitativo dessas
tecnologias, além da análise de suas implicações éticas e sociais. This study aimed to investigate how Augmented Reality (AR) technologies are being incorporated by companies and institutions in São José do Rio Preto, analyzing their applications, benefits, and challenges in the local context. To achieve this goal, a qualitative methodology was adopted, based on a literature review and field research. The theoretical framework was built upon relevant authors who address the integration of AR and VR in various sectors, while empirical data were collected by identifying and analyzing companies and institutions that use these technologies in practice. Applications in areas such as civil construction, marketing, education, and entertainment were observed, as well as the main software used for the development and implementation of immersive solutions. The results revealed that AR and VR are already significantly used in various segments of the city. In the civil construction sector, companies use AR to present architectural projects interactively and efficiently, allowing clients to visualize buildings before construction. In marketing and advertising, immersive experiences have proven to be an effective strategy to attract and retain consumers. In education, these technologies contribute to improving teaching by making learning more dynamic and facilitating knowledge retention through practical simulations. However, the study also identified challenges such as high implementation costs, technical barriers, and the need for qualified professionals, which limit access to immersive technologies. In conclusion, the research question was answered, and the specific objectives were fully achieved. AR and VR technologies demonstrate great potential to transform processes and experiences, although their widespread adoption still depends on strategies focused on accessibility and workforce training. For future studies, it is suggested to deepen the research with quantitative analyses on the impact of these technologies, as well as to explore ethical and social implications of their use. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33606 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
técnico_em_edificações_2025_1_daniel_lourenco_da_silva.pdf Restricted Access | 1.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.