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Title: Consórcio de exportação: as principais dificuldades na implantação do consórcio de exportação para pequenas e médias empresas
Authors: MEDEIROS, Juliana de Souza Rocha
Advisor: OLIVEIRA, Marcelo Marcos de
type of document: Monografia
Keywords: Consórcio;Exportação;Empresas
Issue Date: 1-Dec-2011
Publisher: 106
Citation: MEDEIROS, Juliana de Souza Rocha. Consórcio de exportação: as principais dificuldades na implantação do consórcio de exportação para pequenas e médias empresas, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Prof. João Mod. Guaratinguetá, 2011.
Abstract: Esta monografia tem como objetivo avaliar o cenário econômico mundial analisando as vantagens e desvantagens da Internacionalização para as Pequenas e Médias Empresas Nacionais, expondo as dificuldades de se inserir no mercado internacional. Um dos fatores competitivos é através da união com outras empresas em consórcios de exportação. Os consórcios de exportação podem ser caracterizados como uma associação entre empresas independentes, com o objetivo de desenvolver em conjunto suas atividades de exportação. O que caracteriza uma alternativa perfeitamente vantajosa principalmente para as Pequenas e Médias Empresas, no entanto, devida a varias barreiras esse processo nem sempre é bem sucedido. Neste contexto, este trabalho irá apresentar uma pesquisa de campo com uma empresa do Vale do Paraíba e serão ponderadas as principais dificuldades encontrada por ela para exportação, oferecendo assim uma visão real do mercado. A proposta é analisar com base nas referencias teóricas, observando as vantagens que podem ser obtidas, levando em consideração as dificuldades na implantação, os caminhos percorridos e, por fim, sugerindo indicadores que possam assim aumentar as possibilidades de sucesso em exportação de pequenas e médias empresas, fazendo uso dessa ferramenta: o Consorcio de Exportação.
This work has objective to evaluate the mundial economic current to analyze the advantages and disadvantages of Internationalization for Small and Medium Enterprises National, exposing the difficulties of entering the international market. One competitive factor is the union with other companies in export consortium. The export consotium can be characterized as an association between independent enterprises, in order to jointly develop their export activities. An advantageous alternative, especially for Small and Medium Enterprises, however, this process is not always successful, because there are many barriers. In this context, this work will show a field research with a company of Vale Paraíba (Brazil) and will be considered the main difficulties met It for export, providing a true situation of the market. The goal is to analyze based on theoretical references, noting the advantages that can be obtained, taking into account the difficulties in implementation, the paths followed, and finally,suggesting indicators that they may thereby increase the chances of success in export of Small and Medium companies using this tool: the Export Consortium.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33597
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