Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33424
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCOSTA, Claudia Silvana da-
dc.contributor.authorBACCHIN, Nathalia Janaina Santos-
dc.contributor.authorBARNABÉ, Renata Cristina Santos-
dc.contributor.otherDIAS, Andreza Silva-
dc.contributor.otherRODRIGUES, Lilian Segnini-
dc.date.accessioned2025-06-18T22:08:47Z-
dc.date.available2025-06-18T22:08:47Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationBacchin, Nathalia Janaina Santos. Inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Mercado de trabalho, 2024. Trabalho de conclusão de Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Fatec São Carlos, São Carlos, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33424-
dc.description.abstractEste artigo aborda a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho brasileiro. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno mental de desenvolvimento que causa problemas/déficits persistentes no comportamento, linguagem, comunicação e interação social em seus múltiplos contextos, interesses fixados e comportamentos repetitivos e estereotipados. O objetivo principal é identificar as barreiras enfrentadas por adultos com TEA para conseguir e manter um emprego, além de avaliar a eficácia das políticas públicas voltadas para essa inclusão. A metodologia incluiu uma revisão de literatura focada em artigos científicos, a realização de uma entrevista estruturada com profissional diagnosticado com autismo de grau leve e a aplicação de questionários online para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando obter informações diretas sobre vivências, percepções e barreiras de profissionais com TEA em relação à inclusão no mercado de trabalho. Com base nos dados coletados e na contextualização do TEA no ambiente de trabalho, esse estudo também propõe sugestões para melhorar a eficácia das práticas de inclusão, destacando sua influência significativa e a necessidade de adaptação do ambiente de trabalho para acomodar as necessidades dos indivíduos e promover a inclusão das pessoas com TEA.pt_BR
dc.description.abstractThis article addresses the inclusion of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the Brazilian job market. Autism Spectrum Disorder is a developmental mental disorder that causes persistent difficulties in behavior, language, communication, and social interaction across various contexts, along with restricted interests and repetitive, stereotyped behaviors. The primary goal is to identify the barriers faced by adults with ASD in obtaining and retaining employment, and to assess the effectiveness of public policies aimed at supporting this inclusion. The methodology includes a literature review focused on scientific articles, a structured interview with a professional diagnosed with mild autism, and online questionnaires for individuals with ASD to gather direct information on their experiences, perceptions, and barriers in relation to workplace inclusion. Based on the data collected and the contextualization of ASD in the work environment, this study also offers suggestions to enhance the effectiveness of inclusion practices, emphasizing the importance of adapting workplaces to meet the needs of individuals and foster the inclusion of people with ASD.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher269pt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titlePessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalhopt_BR
dc.title.alternativePeople with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the job marketpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.typeBannerpt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.