Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorANDRADE, Regiane Passariello-
dc.contributor.advisorNOBREGA, Ricardo Sergio Neiva-
dc.contributor.authorSILVA, Vinícius Locatelli Gama da-
dc.date.accessioned2025-06-12T17:25:25Z-
dc.date.available2025-06-12T17:25:25Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationSILVA, Vinícius Locatelli Gama da. Impacto da transformação digital nas organizações e as oportunidades que surgiram com a pandemia de covid-19, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33343-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a análise da cadeia de valor como uma ferramenta essencial para identificar oportunidades de inovação, especialmente no contexto pandêmico. Partindo dos conceitos de cadeia de valor, cinco forças e estratégia genérica de Michael Porter, o estudo detalha as atividades primárias e de apoio que formam a cadeia de valor, destacando a importância de empresas que se transformam no período de crise e podem otimizar suas operações, obter vantagens competitivas sob seus concorrentes e dominar seu mercado, na contramão da retração econômica. A pandemia de COVID-19 acelerou a digitalização, forçando empresas a adaptarem suas cadeias de valor. No setor de e-commerce, observou-se um aumento significativo nas vendas online, impulsionado por mudanças no comportamento, nas prioridades e necessidades dos consumidores. Problemas como escassez de suprimentos e aumento dos custos logísticos desafiaram as empresas a implementar inovações, como automação e otimização de processos, além massivo investimento na digitalização. Casos como o iFood, Magazine Luiza, Mercado Livre e Amazon exemplificam empresas que prosperaram ao adotar tecnologias digitais em suas operações, com comum sucesso em seus mercados e regiões, assumindo papéis centrais no atendimento as necessidades do contexto. Além disso, aborda a importância da experiência do cliente, as redes sociais como canais de interação e o impacto do home office, que se consolidou como um novo modelo de trabalho. As hipóteses apresentadas investigam como a transformação digital ajudou as empresas a superarem os desafios impostos pela pandemia, mostrando que a inovação é a chave para a sobrevivência e o crescimento em tempos de crise.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectDIGITALIZAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleImpacto da transformação digital nas organizações e as oportunidades que surgiram com a pandemia de covid-19pt_BR
dc.title.alternativeImpact of digital transformation on organizations and the opportunities that have arisen with the covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.