Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGABALDI, Vera Marcia-
dc.contributor.authorBARBOSA, Aparecida Henrique de Souza-
dc.contributor.otherBUCHERONI, Carlos Alberto-
dc.contributor.otherDIAS, Carlos Henrique-
dc.date.accessioned2025-06-12T17:11:08Z-
dc.date.available2025-06-12T17:11:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBARBOSA, Aparecida Henrique de Souza. A influência da cultura organizacional no papel da liderança no setor de serviços de utilidades: estudo de caso da Toyota Unidade de Sorocaba, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33339-
dc.description.abstractEste trabalho abordou os conceitos de cultura organizacional, liderança e serviços, pois os mesmos são aspectos que intervêm no convívio e na interação dos grupos de trabalhos nas empresas e consequentemente comprometem os resultados das mesmas. Contudo, considerando a relevância desta temática, o presente estudo teve como objetivos, averiguar se a cultura da organização influencia no papel da liderança do setor de serviços de utilidades, da empresa Toyota do Brasil, unidades de Sorocaba, e identificar como esses líderes atuam diante da cultura organizacional da empresa. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas abordados, e desenvolvida uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada a partir de um questionário formado por oito perguntas abertas, o qual foi aplicado aos líderes do setor de serviços de utilidades da empresa e posteriormente analisado, a fim de se obter dados e informações pertinentes para o alcance dos objetivos propostos pela pesquisa. Os resultados apontaram que a Toyota tem uma cultura forte e fundamentada no Toyota Way, que é um modelo que tem como pilares, o respeito pelas pessoas e a melhoria contínua em todos os processos, ou seja, em todos os níveis da empresa. Conclui-se, portanto, que no cotidiano da empresa, os líderes são orientados a trabalhar com base nos princípios desse modelo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviçospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectOrganização internacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA influência da cultura organizacional no papel da liderança no setor de serviços de utilidades: estudo de caso da Toyota unidade de Sorocabapt_BR
dc.title.alternativeThe influence of organizational culture on the role of leadership in the utility services sector: case study of Toyota Sorocaba unitpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aparecida Henrique de Souza Barbosa.pdf
  Restricted Access
787.86 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.