Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33315
Título: Análise quantitativa de macroplásticos presentes em praias e seus impactos no meio ambiental e populacional
Autor(es): MENDONÇA, Caio Spirlandelli
PEREIRA, Larissa Santana
ALMEIDA, Maria Heloísa Fernandes
ANJOS, Mateus Assis Leite dos
OLIVEIRA, Sabrina Santiago de
Orientador(es): FERREIRA, Irinete
LEOCADIO, Thaís
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Areia;Plásticos;Poluição
Data do documento: Dez-2024
Editor: 153
Referência Bibliográfica: MENDONÇA, Caio Spirlandelli; PEREIRA, Larissa Santana; ALMEIDA, Maria Heloísa Fernandes; ANJOS, Mateus Assis Leite dos; OLIVEIRA, Sabrina Santiago de. Análise quantitativa de macroplásticos presentes em praias e seus impactos no meio ambiental e populacional. 2024. (Trabalho de Conclusão do Curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio) - ETEC de Praia Grande, Praia Grande, 2024.
Resumo: O trabalho visa documentar o processo de análise quantitativa realizado nas praias da Guilhermina (Praia Grande), Itararé (São Vicente) e José Menino (Santos), com o objetivo de quantificar a presença de macroplásticos na areia dessas praias e identificar os polímeros mais comuns. A partir desses dados, analisaram-se os impactos desses materiais, destacando os fatores que influenciam o acúmulo desses resíduos nestes ambientes e abordando aspectos como a indústria do plástico e a contaminação por macroplásticos resultante do descarte inadequado. As praias foram divididas em três faixas de amostragem (A, B e C), com 30 metros de distância entre cada uma. Foram coletadas 27 amostras mensais, que foram secas para facilitar o peneiramento e a separação dos macroplásticos. Utilizou-se o método de peneiramento para isolar as partículas plásticas dos grãos de areia, permitindo que fosse feita a pesagem e a análise dos polímeros principais, como polipropileno, poliestireno, poliestireno expandido e polietileno. Com base nos pesos das amostras de areia e dos plásticos recolhidos, calculou-se a média percentual para determinar o grau de poluição em cada faixa. Os resultados indicaram um aumento gradual de poluição na faixa "C" de todas as praias, sendo esta a mais próxima do mar e, portanto, sujeita à deposição de resíduos trazidos pelas correntes marítimas. Foi observado também um aumento significativo da poluição em setembro, em comparação a agosto, ainda sem explicação definida. Entre as praias analisadas, São Vicente apresentou o maior grau de poluição, atribuível a fatores como o baixo investimento em reciclagem, descarte inadequado de resíduos, baixa conscientização da população e a poluição de rios que deságuam no mar. A pesquisa também discute como esses problemas decorrem do modelo capitalista de produção, que estimula o consumo excessivo, impulsionado por grandes multinacionais. Esse consumo resulta em impactos ambientais expressivos, como o aumento de resíduos plásticos que afetam diretamente a fauna, a flora e a saúde humana.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Etec de Praia Grande (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) como requisito para a obtenção do diploma de Técnico em Química integrado ao Ensino Médio sob a orientação das professoras de PDTCC Irinete Ferreira e Thaís Leocadio.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33315
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MTEC_PI_2024_Química_Macroplásticos.pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.