Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Gabriel Rissato Leite-
dc.contributor.advisorNOBREGA, Ricardo Sergio Neiva-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Yasmin de Araújo-
dc.date.accessioned2025-06-06T17:41:52Z-
dc.date.available2025-06-06T17:41:52Z-
dc.date.issued2024-11-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Yasmin de Araújo. Como o drawback pode ajudar a empresa a ter custos mais competitivos. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33216-
dc.description.abstractEste trabalho investiga o uso do drawback como estratégia para aumentar a competitividade de empresas brasileiras no mercado internacional. Com foco na empresa Kálon, fabricante de perfumes localizada em Indaiatuba e voltada para o mercado chileno, o estudo examina como o drawback pode tornar o produto mais competitivo ao reduzir os custos de importação de insumos. A problemática está na escolha entre duas modalidades: drawback suspensão, que permite importar insumos sem o pagamento inicial de tributos, ou drawback isenção, que possibilita a reposição de estoques já tributados para uso na produção de bens destinados à exportação. A hipótese é que a escolha da modalidade mais adequada impactará a estrutura de custos e a capacidade de inserção da empresa no mercado internacional. Os resultados indicam que a modalidade escolhida pode influenciar diretamente a competitividade da empresa, fornecendo orientações relevantes para organizações que visam atuar no comércio exterior de forma mais eficiente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectComércio exteriorpt_BR
dc.subjectEstratégia organizacionalpt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleComo o drawback pode ajudar a empresa a ter custos mais competitivospt_BR
dc.title.alternativeHow drawback can help a company have more competitive costspt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.