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dc.contributor.advisorFRAGOSO, Carlos Antonio-
dc.contributor.authorROSA, Jane Aparecida Paixão-
dc.contributor.otherZOTTE JUNIOR, Laerte-
dc.contributor.otherTEIXEIRA, Osmar Alves-
dc.date.accessioned2025-06-06T14:05:29Z-
dc.date.available2025-06-06T14:05:29Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationROSA, Jane Aparecida Paixão. Ciência de dados aplicada no contexto de previsão de Churn na área de gestão de serviços, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33192-
dc.description.abstractEm um mundo extremamente competitivo, para se otimizar investimentos, atenuar custos, maximizando lucro e performance é preciso ter conhecimento e informações concretas para tomada de decisões assertivas. Por outro lado, a sustentação para as operações de qualquer empresa é a sua base de clientes e um dos principais desafios é a sua fidelização. O valor resultante do consumo não é constante, mas varia de acordo com a relação desenvolvida entre cliente-empresa. É importante para as organizações a gestão, controle e desenvolvimento do ciclo de vida dos clientes, criando, assim, estratégias para melhorar a relação do cliente com a marca, evitando a desistência da relação. A ciência de dados pode ser decisiva, quando empregada na previsão e redução do churn de clientes em setores de serviços. O estudo destaca a importância crítica da retenção de clientes como pilar para o sucesso e expansão dos negócios, enfatizando as variáveis de churn voluntário, onde o cliente ativamente opta por deixar o serviço, incidental e involuntário, onde a perda do cliente ocorre por motivos alheios à sua vontade. As formas de como abordar o tema a partir de uma perspectiva ampla, que utiliza a análise de dados, inteligência de negócios, não apenas como uma ferramenta técnica, mas como uma alavanca estratégica essencial, tendo o foco na profunda compreensão do comportamento do cliente, e na busca de sua fidelização, bem como no crescimento da base de clientes em ambientes de serviço competitivos. Este trabalho tem como objetivo compreender a aplicação da ciência de dados no contexto da previsão de churn de clientes, no segmento de serviços. Para tanto, foi adotada a metodologia de revisão sistemática de literatura tendo em conta o período 2020-2024. A pesquisa evidenciou a crescente importância da análise de churn para a tomada de decisões estratégicas nas empresas de serviços. Os resultados demonstram que a análise de churn, baseada em dados e modelos preditivos, é uma ferramenta estratégica para empresas que buscam melhorar seus processos, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviçospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectEmpresas de prestação de serviçospt_BR
dc.subjectMáquinaspt_BR
dc.subjectServiço ao clientept_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleCiência de dados aplicada no contexto de previsão de Churn na área de gestão de serviçospt_BR
dc.title.alternativeData science applied in the context of Churn prediction in the area of ​​service managementpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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