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Título: ALCA: oportunidades e riscos para as micro e pequenas empresas
Título(s) alternativo(s): FTAA: opportunities and risks for micro and small companies
Autor(es): SOARES, Andrezza Jordani
Orientador(es): TOSO JÚNIOR, Reinaldo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Economia;Microempresas
Data do documento: Jun-2004
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SOARES, Andrezza Jordani. ALCA: oportunidades e riscos para as micro e pequenas empresas, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2004.
Resumo: O interesse de estudar os desafios e as oportunidades da ALCA parte do princípio de que é preciso compreender esta aliança econômica que envolve a todos os países da América (com exceção de Cuba), e a todas as pessoas que moram nestes países, ou seja, é importante ter informações e conhecimentos para poder refletir e opinar sobre a participação do Brasil na ALCA, que está prevista para se concretizar no início de 2005. Neste estudo, foram realizadas algumas considerações sobre os desafios e as oportunidades que o Brasil poderá ter com a ALCA, no primeiro Capítulo foram analisadas as relações comerciais do Brasil no mercado mundial, e foi discutido sobre a importância da formação de blocos econômicos e após foi analisado os reflexos da ALCA na economia do Brasil. Segundo KOTABE e HENSEN (2000, p.21), os mercados estão se tornando verdadeiramente globais, se a empresa ficar limitada a seu mercado doméstico seus produtos ficarão desatualizados em relação aos dos seus concorrentes, pois estes, estarão conquistando novos mercados, conhecendo novas tecnologias e aprimorando o seu produto. Assim, é muito importante entender como está a concorrência mundial e quais exigências do mercado externo para que a empresa possa investir em seu produto e assim conquistar novos mercados. No segundo Capítulo foram analisadas as estratégias de competitividade e a qualidade dos produtos a serem exportados, que de acordo com VAZQUEZ (2001, capa), é fundamental que as empresas e governos estejam preparados para essas novas exigências do mercado. Também, neste Capítulo, foram abordadas as entrevistas e questionários que fazem parte da pesquisa de campo, com o objetivo de posicionar e dar uma noção de como estão, quais são os planos e como ficarão as micro e pequenas empresas com a participação do Brasil na ALCA. Finalmente, no terceiro Capítulo, sugeriu-se uma reflexão sobre os desafios e oportunidades que as micro e pequenas empresas terão ao participar da ALCA. Deste modo, este estudo monográfico investigou as oportunidades e desafios da ALCA para o Brasil.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33001
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