Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32970
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Alais Aparecida Bonelli da-
dc.contributor.authorSILVA, Emily Caroline da-
dc.contributor.authorSILVA, Gilmara Barbosa de Abreu-
dc.contributor.authorSANTIAGO, João Augusto Ferreira-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Neuza Mariano de-
dc.date.accessioned2025-05-29T14:12:04Z-
dc.date.available2025-05-29T14:12:04Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationSILVA, Emily Caroline da et al. Síndrome de Burnout entre profissionais de tecnologia da informação: fatores contribuintes e estratégias de enfrentamento. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual Prof. Ídio Zucchi - Bebedouro, SP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32970-
dc.description.abstractNeste trabalho de conclusão de curso (TCC), abordamos a síndrome de Burnout, com foco nos profissionais da Tecnologia da Informação. Analisamos como essa condição impacta tanto a vida pessoal quanto a profissional dos indivíduos acometidos. Apresentamos as principais causas do Burnout, tanto diretas quanto indiretas, explorando fatores que contribuem para o seu desenvolvimento. Além disso, discutimos as opções de tratamento convencionais e alternativas, bem como os métodos de identificação da síndrome, tanto por meio de avaliação clínica quanto por meio da autoanálise. Abordamos também o papel das empresas na prevenção e no tratamento do Burnout, destacando a importância de um ambiente de trabalho saudável e do suporte oferecido aos colaboradores. Enfatizamos o alto índice de Burnout entre os profissionais de TI, atribuindo esse fato à elevada pressão no ambiente de trabalho. Por fim, ressaltamos o papel crucial do convívio social e do apoio de familiares e amigos no processo de recuperação. Utilizamos uma metodologia de pesquisa de campo, aplicando dois questionários para avaliar o conhecimento das pessoas sobre a síndrome de Burnout e identificar a prevalência de seus sintomas.pt_BR
dc.description.abstractIn this course completion work (TCC), we address Burnout syndrome, focusing on Information Technology professionals. We analyze how this condition impacts both the personal and professional lives of affected individuals. We present the main causes of Burnout, both direct and indirect, exploring factors that contribute to its development. Additionally, we discuss conventional and alternative treatment options, as well as methods of identifying the syndrome, both through clinical assessment and self-analysis. We also address the role of companies in preventing and treating Burnout, highlighting the importance of a healthy work environment and the support offered to employees. We emphasize the high rate of Burnout among IT professionals, attributing this fact to the high pressure in the work environment. Finally, we highlight the crucial role of social interaction and support from family and friends in the recovery process. We used a field research methodology, applying two questionnaires to assess people's knowledge about Burnout syndrome and identify the prevalence of its symptoms.-
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher151pt_BR
dc.subjectEstresse profissionalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectCarga de trabalhopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleSíndrome de Burnout entre profissionais de tecnologia da informação: fatores contribuintes e estratégias de enfrentamentopt_BR
dc.title.alternativeBurnout syndrome among information technology professionals: contributing factors and coping strategiespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
recursoshumanos_2024_2_emilycdasilva_sindromedeburnoutentreprofissionaisdePDFA.pdf452.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.