Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32812
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLEANDRO, Cláudio Roberto-
dc.contributor.authorEMPKE, Regiane Pereira-
dc.date.accessioned2025-05-23T17:41:44Z-
dc.date.available2025-05-23T17:41:44Z-
dc.date.issued2006-07-
dc.identifier.citationEMPKE, Regiane Pereira. A arquitetura organizacional orientada ao aprendizado, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32812-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o tema A Arquitetura Organizacional orientada ao Aprendizado, cujo objetivo foi apontar a importância do processo do Aprendizado Organizacional como um dos fatores essenciais para o sucesso de uma organização. Para atingir este objetivo procuramos investigar a história da Administração bem como seu conceito, seu processo e os fatores que a influenciam. Apresentamos os conceitos de Gestão do Conhecimento e Gestão por Competências e como a importância da Gestão do Conhecimento e sua construção influenciam internamente uma organização. Descrevemos as vantagens e as desvantagens mais comuns de cada gestão. Apresentamos ainda os conceitos de Aprendizado Organizacional e Arquitetura Organizacional e entendemos que o aprendizado e conhecimento se complementam e que as empresas ao adotarem a sugestão do modelo de arquitetura apresentado por Nadler (1993, p.42) terão grande possibilidade de sucesso. Para apoiar esta afirmação aplicamos uma metodologia baseada em referenciais bibliográficos e na coleta de dados apresentada por Lakatos (2001, p.154), onde se utilizou a pesquisa bibliográfica descritiva: levantando as possíveis conseqüências, vantagens e desvantagens durante o processo de mudança organizacional através de livros, revistas especializadas, textos em sites voltados para a área da administração, além de apresentarmos também ao final deste estudo algumas sugestões ou orientações para o desenvolvimento de novos estudos pertinentes ao tema discorrido. Na conclusão encontra-se a recapitulação do trabalho e um alerta especial às organizações no que diz respeito à valorização do Capital Humano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariadopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectGESTÃO DO CONHECIMENTOpt_BR
dc.subjectGestão por Competênciaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA arquitetura organizacional orientada ao aprendizadopt_BR
dc.title.alternativeLearning-oriented organizational architecturept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REGIANE PEREIRA EMPKE.pdf
  Restricted Access
296.95 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.