Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32812
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEANDRO, Cláudio Roberto | - |
dc.contributor.author | EMPKE, Regiane Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-23T17:41:44Z | - |
dc.date.available | 2025-05-23T17:41:44Z | - |
dc.date.issued | 2006-07 | - |
dc.identifier.citation | EMPKE, Regiane Pereira. A arquitetura organizacional orientada ao aprendizado, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32812 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o tema A Arquitetura Organizacional orientada ao Aprendizado, cujo objetivo foi apontar a importância do processo do Aprendizado Organizacional como um dos fatores essenciais para o sucesso de uma organização. Para atingir este objetivo procuramos investigar a história da Administração bem como seu conceito, seu processo e os fatores que a influenciam. Apresentamos os conceitos de Gestão do Conhecimento e Gestão por Competências e como a importância da Gestão do Conhecimento e sua construção influenciam internamente uma organização. Descrevemos as vantagens e as desvantagens mais comuns de cada gestão. Apresentamos ainda os conceitos de Aprendizado Organizacional e Arquitetura Organizacional e entendemos que o aprendizado e conhecimento se complementam e que as empresas ao adotarem a sugestão do modelo de arquitetura apresentado por Nadler (1993, p.42) terão grande possibilidade de sucesso. Para apoiar esta afirmação aplicamos uma metodologia baseada em referenciais bibliográficos e na coleta de dados apresentada por Lakatos (2001, p.154), onde se utilizou a pesquisa bibliográfica descritiva: levantando as possíveis conseqüências, vantagens e desvantagens durante o processo de mudança organizacional através de livros, revistas especializadas, textos em sites voltados para a área da administração, além de apresentarmos também ao final deste estudo algumas sugestões ou orientações para o desenvolvimento de novos estudos pertinentes ao tema discorrido. Na conclusão encontra-se a recapitulação do trabalho e um alerta especial às organizações no que diz respeito à valorização do Capital Humano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | GESTÃO DO CONHECIMENTO | pt_BR |
dc.subject | Gestão por Competências | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | A arquitetura organizacional orientada ao aprendizado | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning-oriented organizational architecture | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REGIANE PEREIRA EMPKE.pdf Restricted Access | 296.95 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.