Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Denise Marques-
dc.contributor.authorSILVA, Lilian Patricia Barbosa da-
dc.date.accessioned2025-05-23T17:28:10Z-
dc.date.available2025-05-23T17:28:10Z-
dc.date.issued2003-11-
dc.identifier.citationSILVA, Lilian Patricia Barbosa da. O avanço tecnológico como apoio ao administrador nas relações humanas e climas organizacionais, 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritório e Secretariado ) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32805-
dc.description.abstractO novo quadro de acirrada competição internacional nos vários mercados, tem induzido as organizações a repensarem conceitos, paradigmas e novas formas de gestão, acerca de estratégias que as tornem capazes de, não só, sobreviverem na luta selvagem dos mercados, mas sobre tudo, buscarem um diferencial, através de qualidades e talentos. Hoje uma das forças competitivas vitais para as organizações, empenhadas em sempre melhorar e alcançarem níveis de produtividade e excelência no espaço global, é os seus recursos humanos e vários são os fatores que interferem na satisfação e motivação deles no trabalho. É impossível dissociar a influência que as relações humanas nas empresas e os climas organizacionais tem sobre a satisfação das pessoas, pois os conflitos existentes nestas áreas podem desestabilizar a qualidade de vida, a satisfação pelo trabalho e convívio social e, desta forma, diminuir a produtividade e a qualidade. Assim, este trabalho desenvolveu um estudo da importância do papel do administrador nas relações humanas e nos climas organizacionais, bem como, dos instrumentos existentes na informática que o auxiliarão na gestão dos problemas e conflitos nestas áreas. O resultado apresentado está em função da importância genuína do administrador, pois as ferramentas de pesquisas e diagnósticos, existentes na informática apenas o auxiliará na avaliação e, portanto, as estratégias e planos de ação no sentido de melhoria da qualidade das relações e climas organizacionais é somente tarefa do administrador, que precisará ter um determinado perfil para tal. Este perfil é traçado conforme as necessidades do mercado atual, que cada vez mais exige o tipo de administrador criativo, inovador, que consiga se relacionar bem com todos e que tenha a visão de que o aprendizado deve ser constante.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariadopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectRelações de trabalhopt_BR
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectMotivação do empregadopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO avanço tecnológico como apoio ao administrador nas relações humanas e climas organizacionaispt_BR
dc.title.alternativeTechnological advancement as support for administrators in human relations and organizational climatespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lilian Patricia Barbosa da Silva.pdf
  Restricted Access
5.88 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.