Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32463
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMARINHO, Clésio Aparecido-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Elisabete Maria da Costa-
dc.contributor.authorMARTINS, Cleudilane Pereira de Oliveira-
dc.contributor.otherMARINHO, Clésio Aparecido-
dc.contributor.otherSANTA FÉ JÚNIOR, Clóvis-
dc.contributor.otherSEABRA JÚNIOR, Antenor Marques-
dc.date.accessioned2025-05-09T13:23:34Z-
dc.date.available2025-05-09T13:23:34Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Elisabete Maria da Costa; MARTINS, Cleudilane Pereira de Oliveira. Merchandisings de cosméticos em telenovelas como motivadores de consumo em Sertãozinho/SP. 2017. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32463-
dc.description.abstractO objetivo deste TCC é o estudo de merchandisings de cosméticos em telenovelas como motivadores de consumo na cidade de Sertãozinho/SP. Despertou-se a curiosidade de analisar como produtos apresentados por atores de maneira subjetiva afetam o estilo de vida e decisões das pessoas, de como o cenário da telenovela agrega valor aos produtos ao os relacionar com o estilo de vida das personagens, o que não é o mesmo que mensagem subliminar, quando a informação projetada não é percebida automaticamente, mas é captada pelo subconsciente. Há uma exploração da beleza como marcador de alcance do sucesso em todas as classes sociais, e o merchandising vem se destacando na televisão brasileira por alcançar todas elas. O poder deste tipo de mídia diante dos lares de milhões de telespectadores eleva os lucros das marcas e das emissoras que investem pesadamente neste setor. A metodologia utilizada incluiu os seguintes métodos de pesquisa: na primeira fase, utilizou-se a revisão bibliográfica acerca das teorias de marketing com o propósito de analisar a literatura e adaptá-la ao trabalho; em seguida comparou-se a teoria com as aplicações de marketing utilizadas pela TV brasileira e um breve parecer da legislação sobre a prática utilizada na mídia; na terceira fase, fez-se um questionário acerca da opinião do público em relação à influência exercida pela mídia na decisão de compra na cidade de Sertãozinho/SP. Os dados obtidos demonstram o quanto o público é influenciado e percebe esta influência por meio de gráficos e análise dos resultados.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this paper is the study of merchandising of cosmetics in soap operas as motivators of consumption in the city of Sertãozinho/SP. It has aroused the curiosity to analyze how products presented by actors in a subjective way affect people's lifestyle and decisions, of how the scene of the soap operas adds value to the products when relating them with the style of life of the characters, which is not the same as subliminal message, when projected information is not perceived automatically, but it is captured by the subconscious. There is an exploration of beauty as a marker of success in any social class, and merchandising has been emphasized in Brazilian television to reach all of then. The power of this type of media before the homes of millions of viewers increases the profits of brands and broadcasters who invest heavily in this sector. The methodology used included the following research methodology: in the first phase, we used the bibliographical review about marketing theories in order to analyze the literature and adapt it to work; then the theory was compared with the marketing applications used by the Brazilian TV and a brief opinion of the legislation about the practice used in the media; in the third phase, a questionnaire was made about the public opinion regarding the influence exerted by the media in the purchase decision in the city of Sertãozinho/SP. The results obtained aim to demonstrate how much the public is influenced and perceives this influence through graphs and analysis of the results.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher176pt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectMerchandisingpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMerchandisings de cosméticos em telenovelas como motivadores de consumo em Sertãozinho/SPpt_BR
dc.title.alternativeCosmetics merchandising in soap operas as consumption motivators in Sertãozinho/SPpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2017_2_elisabete_maria_da_costa_oliveira_merchandisings_de_cosmeticos.pdf
  Restricted Access
43.46 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.