Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCOSTA, Elvio Carlos da-
dc.contributor.authorSOBRAL, Ana Claudia Passos Lima-
dc.contributor.authorCRUZ, Nathanna Helen da-
dc.date.accessioned2025-05-07T18:50:02Z-
dc.date.available2025-05-07T18:50:02Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationgestaocomercial_2023_02_anaclaudiapassoslimasobral_inteligenciaemocionalcomocompetenciapt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32383-
dc.descriptionPublicado na revista Interface Tecnológica, ISSN: 2447-0864. Referência bibliográfica: SOBRAL, Ana Claudia Passos Lima; CRUZ, Nathanna Helen da; COSTA, Elvio Carlos da. Inteligência emocional como competência para o profissional da área comercial. Interface Tecnológica, Taquaritinga, v. 20, n. 2, p. 256–268, 2023. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1698.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo pesquisar a importância da inteligência emocional como competência fundamental para profissionais da área comercial. A inteligência emocional refere-se à capacidade de reconhecimento, compreensão e gerenciamento das nossas próprias emoções, e assim, lidar efetivamente com as emoções dos outros. A metodologia usada foi através de um levantamento bibliográfico e aplicação de um questionário via Google Forms, composto por 07 questões, para profissionais da área comercial que atuam nas cidades de Araraquara e Américo Brasiliense, a fim de analisar o nível de inteligência emocional presente nesse contexto profissional. Os resultados obtidos demonstram a relevância da inteligência emocional para os profissionais da área comercial. Essa pesquisa ressalta a importância de investir no desenvolvimento da inteligência emocional como uma competência-chave para os profissionais da área comercial, pois ela contribui para o alcance de resultados positivos, fortalece a comunicação e a capacidade de negociação, além de promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the importance of emotional intelligence as a fundamental competence for professionals in the commercial field. Emotional intelligence refers to the capacity for recognizing, understanding, and managing our own emotions, and thus effectively dealing with the emotions of others. The methodology used involved a literature review and the administration of a questionnaire via Google Forms, comprising 07 questions, targeting professionals in the commercial field working in the cities of Araraquara and Américo Brasiliense, in order to analyze the level of emotional intelligence present in this professional context. The results obtained demonstrate the relevance of emotional intelligence for professionals in the commercial field. This research emphasizes the importance of investing in the development of emotional intelligence as a key competence for professionals in the commercial field, as it contributes to achieving positive results, strengthens communication and negotiation skills, besides promoting a healthier and more productive work environment.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher288pt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleInteligência emocional como competência para o profissional da área comercial.pt_BR
dc.title.alternativeEmotional intelligence as competence for the professional in the commercial area.pt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.