Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32381
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBERTAGNOLI, Eugênio Tadeu-
dc.contributor.authorBERTOLI, Célia Aparecida Cronéis-
dc.date.accessioned2025-05-07T18:47:02Z-
dc.date.available2025-05-07T18:47:02Z-
dc.date.issued2006-06-
dc.identifier.citationBERTOLI, Célia Aparecida Cronéis. A importância da participação das pessoas nos sistemas de qualidade, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32381-
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico procura abordar “A importância da participação das pessoas nos Sistemas de Qualidade”, como sendo um dos principais diferenciais para o sucesso das organizações brasileiras, que tenham conseguido a implantação e a certificação de um sistema de qualidade reconhecido tanto no mercado nacional como no internacional. Para atingirmos este objetivo, procuramos, em primeiro lugar, conhecer a história e a evolução dos conceitos de qualidade de produtos e serviços, até chegarmos nas normas dos sistemas de qualidade mais reconhecidos atualmente, e apresentamos as principais diretrizes de alguns deles. Posteriormente, no capítulo II, citamos as principais características de algumas das ferramentas utilizadas para ajudar no desempenho dos sistemas implantados nestas empresas, onde consideramos que a participação das pessoas começa a ter uma maior importância para se atingir os resultados almejados. No último capítulo deste estudo apresentamos como as pessoas eram consideradas nas organizações do início do século passado e como passaram a ser consideradas colaboradoras ou parceiras nos dias atuais, devido às mudanças na visão organizacional e na estrutura das empresas nas últimas décadas.. Entendemos que as empresas atuais, que tentam permanecer competitivas no mercado, buscam contratar, e manter em seu quadro de funcionários, pessoas competentes e comprometidas com os objetivos definidos nas normas dos sistemas implantados. Para apoiarmos esta afirmação buscamos aplicar uma metodologia baseada em referências bibliográficas e consultas em revistas e matérias disponibilizadas na Internet. Nas considerações finais trazemos nossa conclusão em relação ao estudo desenvolvido.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariadopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectTreinamento pessoalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância da participação das pessoas nos sistemas de qualidadept_BR
dc.title.alternativeThe importance of people’s participation in quality systemspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÉLIA APARECIDA CRONÉIS BERTOLI.pdf
  Restricted Access
241.8 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.