Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Alex Fernando de-
dc.contributor.authorSOUZA, Rafael Vinícius Olympio-
dc.contributor.authorMIRANDA, Rogério Aparecido-
dc.contributor.otherOLIVEIRA, Alex Fernando de-
dc.contributor.otherLITCANOV, Adriano Marcelo-
dc.contributor.otherTORRES, Leandro Vila-
dc.date.accessioned2025-04-30T23:11:10Z-
dc.date.available2025-04-30T23:11:10Z-
dc.date.issued2016-12-06-
dc.identifier.citationSOUZA, Rafael Vinícius Olympio; MIRANDA, Rogério Aparecido. Food truck de pastéis: planejamento estratégico e estudo da viabilidade econômica. 2016. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32306-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou utilizar os conhecimentos e ferramentas da prática do planejamento estratégico para auxiliar empreendimentos com a melhoria de sua competitividade. Para se ter uma organização que procura-se projetar no futuro, que aproveite oportunidades, que se previna de ameaças e que procure se manter ativa e próspera em um mundo globalizado e modificável, faz-se necessário o uso desta ferramenta. O planejamento estratégico é um processo gerencial eficiente que examina as principais questões da organização que determina um rumo amplo e generalizado para a empresa. Através do planejamento estratégico, as organizações passam a ter um senso de direção, focalizam os esforços dos indivíduos, orientam os planos, a tomada de decisão e avaliam o progresso da empresa. Nas pequenas empresas, o planejamento estratégico estabelece os objetivos e as potencialidades, além de estruturar as ações para que sejam dirigidas para o resultado. Criar um negócio, independentemente de sua dimensão ou de seu segmento, torna-se indispensável o planejamento estratégico para o sucesso duradouro e sustentável. Apesar desta sabedoria enraizada no mercado, a maioria das micro e pequenas empresas não têm como hábito adotar o planejamento estratégico para desenvolvimento do negócio. Inicia-se um negócio com misto que o indivíduo é nato com tino comercial, sorte, ocasião favorável e a prática para que as coisas aconteçam. Foram apresentados, no decorrer do presente estudo de caso, os passos para elaboração e implementação de um planejamento estratégico. Esses passos foram construídos com base nos modelos de planejamento propostos pelos principais autores da área.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper has aimed at applying the knowledge and tools of the strategic planning practice to assist enterprises in the improvement of their competitiveness. In order to have an organization that seeks to project itself in the future, to seize opportunities, to prevent threats and to try to remain active and prosperous in a globalized and modifiable world, it is necessary to use those tools. Strategic planning is an efficient management process that examines key organizational issues that determine a broad and widespread direction for the company. Through strategic planning not only organizations have a sense of direction, focus on individuals' efforts, guide plans, make decisions, and evaluate the company's progress. In small companies, strategic planning not only establishes the objectives and potentialities, but also structures the actions so that they are directed to the result. Creating a business, regardless of its size or its segment, makes strategic planning indispensable for lasting and sustainable success. Despite that wisdom rooted in the market, most micro and small businesses are not used to adopting strategic planning for business development. A business is started with the belief that the individual is born with commercial skills, luck, favorable occasion and practice for things to happen. Through this case study, we have presented the steps for the elaboration and implementation of a strategic planning. They have been constructed based on the planning models proposed by the main authors of the area.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher176pt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectPastelpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectViabilidadept_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleFood truck de pastéis: planejamento estratégico e estudo da viabilidade econômicapt_BR
dc.title.alternativePastel food truck: strategic planning and economic feasibility studypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestao_empresarial_2016_2_rafael_vinicius_olympio_souza_food_truck_de_pasteis.pdf
  Restricted Access
71.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.