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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32253
Title: | Estudo comparativo de um par de engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais com e sem atrito |
Other Titles: | Comparative study of a pair of cylindrical gears with helical teeth with and without friction |
Authors: | REIS, Idário Dutra PAULA, Tales Francisco de |
Advisor: | ABRAHÃO, Fernando Alexandre |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Mecânica;Engrenagens;Atrito;Motores elétricos |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | 176 |
Citation: | REIS, Idário Dutra; PAULA, Tales Francisco de. Estudo comparativo de um par de engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais com e sem atrito. 2014. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2014. |
Abstract: | O objetivo deste TCC foi apresentar o dimensionamento do par de engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais com e sem atrito; a metodologia utilizada compreendeu os seguintes métodos de pesquisa: na primeira fase, utilizou-se a revisão bibliográfica com o propósito de analisar na literatura as engrenagens e seus tipos, os dois tipos de mancal existentes, eixo-árvore, motor-elétrico e dureza; na segunda fase, foram descritos os materiais e métodos utilizados para dimensionar o par de engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais e feita a simulação do dimensionamento com e sem atrito; os resultados obtidos indicaram uma perda de potência no par de engrenagens quando se leva em conta o atrito; pode-se concluir que se deve levar em conta o atrito, pois a largura da engrenagem vai ser menor, esta diferença na largura garante uma economia financeira. The aim of this work is to present the sealing of a pair of spur gears with helical teeth with and without any friction; The methodology used included the following search methods: in the first phase, we used - the literature review with the aim of examining the kines of gears, the two existing types of bearing, spindle, electric motor and hardness; in the second phase, the materials and methods used to scale the pair of spur gears with helical teeth made on simulation and design were described with and without any friction; These results indicate a loss of power to the pair of gears when taking into account the friction. It can be concluded that when taking into account the friction, since the width of the gear is smaller, the difference in the width will give is a financial economy. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32253 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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