Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32214
Título: Capacitação de primeiros socorros em casos de afogamento para profissionais de escolas de natação
Autor(es): TOLEDO, Ana Clara Cursino de
ARANHA, David de Aquino
MIRANDA, Kauã Gabriel Freitas
PALMA, Lara de Oliveira
RAMOS, Maria Luiza Fernandes
Orientador(es): SILVA, Cássia Bonafé Barbosa Rodrigues
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Cássia Bonafé Barbosa Rodrigues
MOREIRA, Emerson da Silva
ANDRADE, Francisco de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Segurança do trabalho;Afogamento;Natação;Primeiros Socorros
Data do documento: 2024
Editor: 125
Referência Bibliográfica: TOLEDO, A. C.; ARANHA, D. A.; MIRANDA, K. G. F.; PALMA, L. O. P.; RAMOS, M. L. F. Capacitação de primeiros socorros em casos de afogamento para profissionais de escolas de natação. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) – Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, Taubaté, 2024.
Resumo: O afogamento está entre as quatros principais causas de mortes em vítimas entre 01 a 18 anos de idade, além de estimativas apontarem mais de 100.000 incidente não fatais por ano, no Brasil em 2020. A abordagem desta problemática é essencial, visto que a grande maioria dos acidentes são causados pela falta de conhecimento da sociedade sobre os riscos e como agir em uma situação de afogamento. Em 2011, foi noticiada a morte de uma menina de dois anos que acabou caindo em uma piscina funda dentro de uma escola de natação no bairro Asa Sul, no Distrito Federal. Em São Paulo, um menino de três anos morreu afogado no dia 26 de novembro de 2012, e levantou um debate sobre a negligência na segurança de aulas de natação infantil, visto que as orientadoras foram indiciadas por homicídio culposo. A ignorância da população a respeito deste imprevisto pode acarretar sequelas neurológicas severas ou até mesmo a morte da vítima, por isso, vimos a necessidade de levar informação e conhecimento de qualidade aos profissionais de escolas de natação, para que assim se sintam seguros e estejam aptos a realizar o atendimento de primeiros socorros as vítimas, caso ocorra um acidente durante as aulas. Para além das aulas de natação, o treinamento realizado com esses profissionais poderá ser utilizado em suas vidas pessoais, por isso, além de ajudarmos uma instituição de ensino a lidar com possíveis imprevistos, estamos levando a sociedade a caminhar para um ambiente mais seguro e com pessoas dotadas de conhecimento para lidar com situações adversas. Nossa metodologia seguiu uma linha em que, em primeiro instante, visitamos uma escola de natação e, entrevistamos o proprietário do estabelecimento, entendendo a rotina e quais eram os métodos de segurança utilizados pela empresa. Fizemos pesquisa de campo, com o intuito de entender qual era o nível de conhecimento deles sobre primeiros socorros em caso de afogamento e descobrir o quão confiante eles eram para lidar com essa situação.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32214
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEGURA~1.PDF1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEGURA~1.MP4441.16 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.