Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32097
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Elias José dos-
dc.contributor.authorBOTTARI, Luciana-
dc.contributor.authorPASSARELI, Camile Luciano-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Marcelo Gomes de-
dc.contributor.authorNEISSER, Monica Gaspar-
dc.contributor.authorGUIMARÃES, Aline Fernandes-
dc.contributor.otherSANTOS, Elias José dos-
dc.date.accessioned2025-04-23T18:16:19Z-
dc.date.available2025-04-23T18:16:19Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationBOTTARI, Luciana; GUIMARÃES, Aline Fernandes; NEISSER, Monica Gaspar; OLIVEIRA, Marcelo Gomes de; PASSARELI, Camile Luciano. Roteiro Quilombo do Campinho: cultura e sustentabilidade, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Guia de Turismo) - CETEC – GEEAD (Unidade de Ensino Médio e Técnico - Grupo de Estudo de Educação a Distância), São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32097-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo a criação de um roteiro de Turismo de Base Comunitária (TBC) no Quilombo do Campinho, localizado em Paraty/RJ, fundamentado nos princípios da sustentabilidade e da preservação cultural. O estudo aborda o crescimento do turismo global e seus impactos socioambientais, ressaltando o TBC como uma alternativa sustentável ao turismo de massa. A pesquisa destaca a importância da participação da comunidade local na organização das atividades turísticas, promovendo a inclusão social e a valorização da identidade quilombola. O Quilombo do Campinho foi escolhido como estudo de caso por sua história de resistência e protagonismo na luta pela titulação de seu território e no desenvolvimento do turismo comunitário. O roteiro proposto integra elementos históricos, culturais e ambientais, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva na cultura local. A análise do modelo adotado pela comunidade demonstra que o turismo comunitário contribui para o fortalecimento econômico e social da população quilombola, promovendo o respeito à cultura tradicional e à conservação do meio ambiente.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to create a Community-Based Tourism (CBT) itinerary at Quilombo do Campinho, located in Paraty/RJ, based on the principles of sustainability and cultural preservation. The study addresses the growth of global tourism and its socio-environmental impacts, highlighting CBT as a sustainable alternative to mass tourism. The research emphasizes the importance of local community participation in organizing tourism activities, promoting social inclusion and valuing quilombola identity. Quilombo do Campinho was chosen as a case study due to its history of resistance and leadership in the struggle for land titling and the development of community-based tourism. The proposed itinerary integrates historical, cultural, and environmental elements, offering visitors an immersive experience in the local culture. The analysis of the model adopted by the community demonstrates that community tourism contributes to the economic and social empowerment of the quilombola population, fostering respect for traditional culture and environmental conservation.-
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Guia de Turismopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCETEC – GEEAD (Unidade de Ensino Médio e Técnico- Grupo de Estudo de Educação à Distância )pt_BR
dc.subjectTurismo sustentávelpt_BR
dc.subjectQuilombospt_BR
dc.subjectTurismo culturalpt_BR
dc.subject.otherTurismo, Hospitalidade e Lazerpt_BR
dc.titleRoteiro Quilombo do Campinho: cultura e sustentabilidadept_BR
dc.title.alternativeQuilombo do Campinho itinerary: culture and sustainabilitypt_BR
dc.typeProjeto Técnicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROTEIRO QUILOMBO DO CAMPINHO.pdfTrabalho escrito898.85 kBAdobe PDFView/Open
TA Roteiro Quilombo do Campinho cultura e sustentabilidade.pdf
  Restricted Access
298.9 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.