Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3205
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDIAS, Marcos de Carvalhopt.br
dc.contributor.authorPOMPERMAYER, Helena Barbosa Dominici
dc.contributor.otherARCE, Enrique Vianapt.br
dc.contributor.otherAZEVEDO, Marcelo Cândido dept.br
dc.date.accessioned2019-02-06T12:56:35Z
dc.date.available2019-02-06T12:56:35Z
dc.date.issued2018-12-03
dc.identifier.citationPOMPERMAYER, Helena Barbosa Dominici. As mulheres-mães no mercado de trabalho e suas percepções, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3205
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso estuda a mulher-mãe no mercado de trabalho e as suas percepções a respeito de variáveis do ambiente em que está inserida. A justificativa é devido a vivência pessoal da autora, uma representante dessa fatia de mulheres-mães inseridas no mercado de trabalho, a necessidade de se registrar o novo processo do funcionamento da sociedade atual a respeito do tema e registrar as dificuldades e as percepções dessas mulheres. Com o objetivo de apresentar os dados e pesquisas existentes sobre o tema, através da revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo que atraiu uma amostra de 101 mulheres. O método de coleta possibilitou um tratamento qualitativo das respostas obtidas, permitindo uma análise profunda para se comprar com a literatura. A mulher ao longo da história da humanidade foi conquistando o seu espaço e direitos no mercado de trabalho, mas hoje o cenário ainda está em evolução e existem adaptações a serem feitas para receberem a novo formato de vida das pessoas e formação das famílias. De acordo com os resultados obtidos foram elaborados gráficos e descrições das justificativas dadas pelas mulheres a respeito dos questionamentos. Os resultados foram diversificados e possibilitaram uma rica análise. As opiniões expressadas pelas mulheres parecem não ser enviesadas por fatores socioeconômicos. Em suas justificativas ficam evidente fatores culturais que influenciam suas percepções.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectTrabalho - sociologiapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negócios
dc.titleAs mulheres-mães no mercado de trabalho e suas percepçõespt_BR
dc.title.alternativeMothers in the labor market and their perceptionspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20182S_POMPERMAYERHelenaBarbosaDominici_OD0494.pdf735.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.