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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32038
Título: | Capacitação dos servidores públicos para o atendimento de PCD's |
Título(s) alternativo(s): | Training public servants to assist PWDs |
Autor(es): | DIAS, Isabella Boaro NASCIMENTO, Isabella Reis do SENA, Kethelleen dos Santos VICENTE, Leticia de Carvalho MARCOS, Mariana Cardinho Postigo |
Orientador(es): | BONFIM, Cláudia Emanoela |
Outro(s) contribuidor(es): | BONFIM, Claúdia Emanoela BENEDITO, Geni Conçeição Zottola |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Pessoas com deficiência física;Servidor público |
Data do documento: | 3-Dez-2024 |
Editor: | 128 |
Referência Bibliográfica: | DIAS, Isabella Boaro; NASCIMENTO, Isabella Reis do; SENA, Kethelleen dos Santos; VICENTE, Leticia de Carvalho; MARCOS, Mariana Cardinho Postigo. Capacitação dos servidores públicos para o atendimento de PCD’s. Trabalho de conclusão de curso(Curso técnico em Administração) Etec de Mauá, Mauá, 2024. |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido com base em um estudo que investiga se os servidores
públicos estão suficientemente qualificados para atender pessoas com deficiência.
Inicialmente, foi realizada uma pesquisa para esclarecer termos fundamentais que
sustentam a proposta. Assim, abordam-se conceitos como administração pública,
qualidade do atendimento no setor público e uma descrição dos principais tipos de
deficiência — física, mental, intelectual, sensorial e múltipla. Ademais, o trabalho
discute temas como acessibilidade, atendimento prioritário e as discriminações
enfrentadas por pessoas com deficiência. Com essa base teórica, foram realizadas
entrevistas com servidores públicos e pessoas com deficiência, revelando, pela
análise dos dados, que há falta de preparo dos funcionários para oferecer um
atendimento de qualidade, o que prejudica o acesso dessas pessoas aos serviços
públicos. Para enfrentar essa questão, foi proposto um plano de capacitação aliado a
um programa de reciclagem, a ser incorporado ao plano de carreira dos servidores,
esperando-se como resultado aprimorar o atendimento, promover um ambiente
público mais inclusivo e garantir às pessoas com deficiência o direito a um serviço
adequado. Assim, o estudo conclui que a devida capacitação não apenas melhora o
atendimento, mas também contribui para a autonomia e a eficiência das interações
entre servidores públicos e pessoas com deficiência. Além disso, ressalta a
importância de se preencher a lacuna existente na administração pública quanto ao
preparo dos profissionais, evidenciando o impacto positivo que o plano de capacitação
pode gerar na qualidade de vida e bem-estar das PcD’s. O trabalho também abre
caminhos para futuras discussões sobre acessibilidade no atendimento online e no
setor privado, áreas que podem ser exploradas em pesquisas futuras. This work was developed based on a study that investigates whether public servants are sufficiently qualified to serve people with disabilities. Initially, research was carried out to clarify fundamental terms that support the proposal. Thus, concepts such as public administration, quality of care in the public sector and a description of the main types of disabilities — physical, mental, intellectual, sensory and multiple — are covered. Furthermore, the work discusses topics such as accessibility, priority service and discrimination faced by people with disabilities. With this theoretical basis, interviews were carried out with public servants and people with disabilities, revealing, through data analysis, that there is a lack of preparation of employees to offer quality service, which hinders these people's access to public services. To address this issue, a training plan combined with a recycling program was proposed, to be incorporated into the civil servants' career plan, aiming to improve service, promoting a more inclusive public environment and guaranteeing people with disabilities the right to adequate service. Thus, the study concludes that proper training not only improves service but also contributes to the autonomy and efficiency of interactions between public servants and people with disabilities. Furthermore, it highlights the importance of filling the gap in public administration regarding the preparation of professionals, highlighting the positive impact that the training plan can have on the quality of life and well-being of PwDs. Finally, the research opens avenues for future studies on accessibility in online services and the private sector. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32038 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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