Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32035
Título: Mobilidade urbana sustentável e inclusiva em São Paulo: compreensão de seus desafios e uma busca por soluções: estudo de caso CPTM
Título(s) alternativo(s): Sustainable and inclusive urban mobility in São Paulo: understanding its challenges and searching for solutions: CPTM case study
Autor(es): SILVA, Bruno Gomes
TODESCAN, Giovana Messa
SILVA, Paulo Cesar Garcia da
Orientador(es): DIAS, Wagner de Almeida
CANELLA, Victor Borges
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Trens;Inclusão social;Sustentabilidade
Data do documento: 26-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: SILVA, Bruno Gomes; TODESCAN, Giovana Messa; SILVA, Paulo Cesar Garcia da. Mobilidade urbana sustentável e inclusiva em São Paulo: compreensão de seus desafios e uma busca por soluções: estudo de caso CPTM, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: O crescimento urbano acelerado de São Paulo gerou uma série de desafios em termos de mobilidade, refletindo-se em congestionamentos, altos índices de poluição e desigualdade no acesso ao transporte público. Este estudo de caso foca na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) como um exemplo de transporte público que pode contribuir para uma mobilidade urbana mais sustentável e inclusiva. O objetivo deste trabalho é compreender os principais desafios enfrentados pela CPTM e suas iniciativas voltadas à sustentabilidade e inclusão social, além de identificar oportunidades de melhorias nesse sistema. A análise abrange aspectos técnicos, sociais e ambientais, com ênfase na forma como as políticas públicas e as ações da CPTM buscam responder às necessidades da população. Os procedimentos adotados incluem a revisão de dados operacionais da empresa, análise de relatórios institucionais e estudos sobre a acessibilidade e impacto ambiental. Como resultado, observou-se que, apesar dos avanços, como a implementação de plataformas e estações mais acessíveis, a CPTM ainda enfrenta desafios, como a saturação em horários de pico e a necessidade de maior integração com outras modais de transporte. A relação com a comunidade externa se expressa através de consultas públicas e a integração com políticas de urbanização que buscam reduzir desigualdades.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32035
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.