Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32034
Título: O mercado de coworking após a pandemia de covid-19 na cidade de São Paulo
Título(s) alternativo(s): The coworking market after the covid-19 pandemic in the city of São Paulo
Autor(es): OLIVEIRA, Ligia Martins Melo de
ALVES, Renata Cantuaria
Orientador(es): DIAS, Wagner de Almeida
CANELLA, Victor Borges
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Coworking;Pandemias;Economia;Covid-19
Data do documento: 23-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Ligia Martins Melo de; ALVES, Renata Cantuaria. O mercado de coworking após a pandemia de covid-19 na cidade de São Paulo, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: Antes da pandemia de Covid-19 o crescimento de utilização por espaços compartilhados, os coworkings, já era notável. A ideia de coworking ficou cada vez mais conhecida pelas pessoas após a crise sanitária a partir do ano de 2019 e, na cidade de São Paulo foi possível acompanhar um crescimento exponencial pela procura destes espaços como uma tentativa de driblar o desafio do isolamento social. Para o estado de São Paulo, os coworkings trouxeram grandes mudanças no que diz respeito a economia para a capital financeira do país, tornado possível uma estrutura de ecossistemas sustentáveis por toda a cidade de São Paulo, tendo um significativo impacto econômico, social e ambiental. Diante disto, foi possível constatar que, os espaços compartilhados estão sendo desmistificados quanto ao sinônimo de falta de profissionalismo, principalmente após a pandemia de Covid-19, que culminou na procura e normalização do trabalho a remoto. Desde então os números são crescentes quanto à procura por coworkings na cidade de São Paulo nos últimos anos. O tema de coworking ainda é pouco explorado e que há uma carência de estudos, diante da condição atual após a pandemia de Covid-19 se faz ainda mais necessário estudos aprofundados. Nessa pesquisa foram utilizados dados das empresas de coworkings e outros artigos com o objetivo de comparar a utilização antes, durante e após pandemia, além de identificar os impactos desse modelo de espaço de trabalho para as empresas e usuários, sendo positivos, a flexibilidade e praticidade ofertada ou negativos, a falta de privacidade e identidade cultural da empresa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32034
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.