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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32010
Title: | Caracterização de tubulação para transporte de soja do estado de Mato Grosso até o Porto de Paranaguá, no Paraná |
Authors: | BARBOSA, Bruno de Castro NASCIMENTO, Luiran |
Advisor: | SANTOS, Marta |
Other contributor: | SANTOS, Marta ELISEI, Cristina de Carvalho Ares RAMOS, Fabiane de Moura |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Soja;Tubos;Transporte de mercadorias;Infraestrutura de transportes |
Issue Date: | 20-Dec-2011 |
Publisher: | 133 |
Citation: | Nascimento, Luiran, Barbosa, B.C. Caracterização de tubulação para transporte de soja do estado de Mato Grosso até o Porto de Paranaguá, no Paraná. 2011. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Processos Metalúrgicos) - Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, Pindamonhangaba, 2011. |
Abstract: | Responsável por uma grande fatia do Produto interno bruto nacional (PIB), o
mercado da soja sofre atualmente com uma perda de material que gira em torno dos bilhões
de dólares devido a sua combinação de modais inadequado e ao seu transporte, muitas
vezes consideradas precárias. Atualmente são utilizados os modais rodoviário, ferroviário e
hidroviário, sendo o rodoviário responsável por grande parte dessa movimentação e também
parte dessa perda citada, devido à má condição das estradas nacionais e dos veículos
utilizados para transporte dos produtos. Este trabalho tem como objetivo caracterizar e
avaliar os atuais modais utilizados no Brasil e propor a utilização de um sistema dutoviário
para facilitar o escoamento do grão mato grossense até o Porto de Paranaguá, no Paraná.
Com isso foi analisados os processos de fabricação de tubos mais usuais e suas aplicações
de acordo com a necessidade, caracterizando as estruturas metalograficas apresentadas,
as propriedades mecânicas nas regiões de solda e metal base. Responsible for a large share of national gross domestic product (PIB), the soybean market is currently suffering a loss of material that revolves around the billions of dollars due to its combination of modes of transport and inadequate, often considered poor. Are currently used road, rail and waterway, the road being responsible for much of this movement and also cited some of this loss due to poor condition of roads and vehicles used to transport the products. This study aims to characterize and evaluate the current modes used in Brazil and propose the use of a pipeline system to facilitate the flow of the grain Mato grossense to the Port of Paranaguá, in Paraná. Thus, we analyzed the processes of manufacture of tubes and their most common applications as needed, characterizing the metallurgical structure presented, the mechanical properties in the areas of welding and metal base. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32010 |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
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