Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31954
Título: Sustentabilidade nas empresas e o fenômeno do greenwashing: diferenças, desafios e boas práticas empresariais
Título(s) alternativo(s): Sustainability in companies and the phenomenon of greenwashing: differences, challenges and good business practices
Autor(es): HIKICHI, Ligia
LIMA, Marília Gabriela Siqueira de
SOUZA, Nathalia Pereira
Orientador(es): DIAS, Wagner de Almeida
LOPES, Taíse Elen
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Responsabilidade ambiental;Desenvolvimento sustentável;Empresas
Data do documento: 25-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: HIKICHI, Ligia; LIMA, Marília Gabriela Siqueira de; SOUZA, Nathalia Pereira.Sustentabilidade nas empresas e o fenômeno do greenwashing: diferenças, desafios e boas práticas empresariais, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: Este estudo analisa a sustentabilidade nas empresas e o fenômeno do greenwashing, explorando as diferenças entre práticas empresariais genuinamente sustentáveis e aquelas que utilizam estratégias enganosas para criar uma imagem de responsabilidade ambiental. No contexto atual de crescente preocupação com as questões ambientais, empresas têm buscado se alinhar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente no que diz respeito ao consumo e produção responsáveis (ODS 12). Não obstante, muitas organizações, em busca de vantagens competitivas, recorrem ao greenwashing, que é uma prática de comunicação que cria a ilusão de ações sustentáveis sem implementar mudanças reais. A pesquisa adota uma abordagem metodológica baseada em pesquisa bibliográfica e documental. O estudo apresenta exemplos de empresas sustentáveis, como EcoRodovias, Eldorado Brasil e Santos Brasil, que demonstram um compromisso real com a sustentabilidade, e contrapõe esses exemplos a casos de greenwashing, como os da JBS e Vale, empresas que foram acusadas de enganar sobre suas ações ambientais. O trabalho destaca que, empresas sustentáveis possam colher benefícios como maior reputação, eficiência e lealdade do consumidor. Já a prática de greenwashing prejudica a confiança do público e compromete os esforços globais em direção a um futuro sustentável. Em suma, são propostas boas práticas para garantir a sustentabilidade verdadeira, como o uso de tecnologias verdes, a implementação da economia circular e a adoção de certificações ambientais reconhecidas. A pesquisa conclui que a sustentabilidade real é benéfica para o planeta e é essencial para o sucesso a longo prazo das empresas no cenário global.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31954
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.